Síria: Arcebispo sírio-católico pede a cristãos que evitem recurso às armas

Lisboa, 11 dez 2013 (Ecclesia) – D. Jacques Behnan Hindo, arcebispo sírio-católico de Eparquia de Hassakè-Nisibi, disse que incentivar e pegar em armas “vai contra o Evangelho e a doutrina cristã”.

“Como homens de Igreja, não podemos instigar os cristãos a abraçar as armas para tomar parte no conflito. Não podemos dizer estas coisas, é sem sentido. Vai contra o Evangelho e a doutrina cristã”, explicou D. Jacques Behnan Hindo, numa intervenção divulgada hoje pela Rádio Vaticano.

“Na situação em que nos encontramos, cada indivíduo, mesmo cristão, é livre de fazer suas escolhas segundo a consciência mas a Igreja, enquanto tal, não pode indicar a ninguém o caminho das armas e da violência, que contradiz os ensinamentos do Evangelho”, desenvolveu o arcebispo sírio-católico de Hassakè-Nisibi.

O arcebispo revelou que em 2012 o governo sírio ofereceu “700 kalashnikov para serem distribuídas aos cristãos de Hassakè, e 1000 para os de Qamishli”, respetivamente a 652 e a 720 quilómetros a nordeste da capital Damasco.

“Nós somos contra a violência, de qualquer parte que venha”, assinalou D. Jacques Behnan Hindo.

As palavras do arcebispo sírio-católico vão no sentido contrário ao bispo Greco-ortodoxo D. Lukas el-Khoury que declarou que “cada jovem cristão capaz de pegar em armas deveria fazê-lo para proteger a Síria, as igrejas e os conventos”: “Nós não podemos permanecer com os braços cruzados”, acrescentou.

D. Jacques Behnan Hindo considera que os ataques que os cristãos estão a sofrer podem provocar reações desequilibradas uma vez que estão “sob pressão” e a “angústia”, neste momento passa pela situação das cinco religiosas sequestradas na localidade cristã de Maaloula, a 2 de dezembro.

“Com declarações imprudentes corremos o risco de fazer crescer o perigo para todos os cristãos e de nos tornarmos alvos da violência”, conclui o arcebispo sírio-católico de Eparquia de Hassakè-Nisibi.

RV/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top