Francisco evoca «grito dos pobres»

Papa deslocou-se ao centro de Roma para tradicional homenagem à Imaculada Conceição

Roma, 08 dez 2013 (Ecclesia) – O Papa evocou hoje em Roma o “grito dos pobres” e pediu a atenção dos católicos para os mais necessitados e as situações de maior sofrimento na sociedade.

“(Que) o grito dos pobres nunca nos deixe indiferentes; não nos encontre distraídos o sofrimento dos doentes e dos carecidos; a solidão dos idosos e a fragilidade das crianças nos comovam; seja sempre amada e venerada por todos nós cada vida humana”, declarou Francisco, durante uma oração à Imaculada Conceição, na Praça de Espanha, no centro da capital italiana.

O ato de veneração junta da imagem de Maria, que se repete anualmente a 8 de dezembro, levou o Papa a sair do Vaticano num percurso acompanhado por milhares de pessoas e que incluiu uma paragem diante da Igreja da Santíssima Trinada, para a homenagem da Associação ‘Commercianti Via Condotti’.

Durante a cerimónia, Francisco proferiu a oração na qual pediu “a força consoladora da esperança” e o “calor contagiante do amor”.

“Faz com que não percamos o significado do nosso caminho terreno, ilumine os nossos dias a luz gentil da fé”, acrescentou o Papa, dirigindo-se à Virgem Maria.

A intervenção pedia que todos mantivessem os olhos fixos em Deus “onde se encontra a verdadeira alegria”.

“Tu és a Toda Bela, ó Maria! Escuta a nossa oração, escuta a nossa súplica: haja em nós a beleza do amor misericordioso de Deus em Jesus, seja esta divina beleza a salvar-nos e a salvar a nossa cidade, o mundo inteiro”, concluiu, na oração.

O Papa cumprimentou as autoridades presentes, vários idosos e doentes que o esperavam no local.

No regresso ao Vaticano, Francisco realizou uma paragem na Basílica de Santa Maria Maior, para rezar diante da imagem de Maria, ‘Salus populi romani (‘protetora do Povo Romano’).

O monumento à Imaculada Conceição, na Praça de Espanha, foi inaugurado por Pio IX, em 1857, e a visita anual ao local começou no pontificado de João XXIII, em 1958: seguindo a tradição, os Papas deixam um cesto de rosas junto da imagem da Virgem Maria.

OC

[[v,d,,]]

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top