UCP: «Curso de Espiritualidade Cristã» pretende aprofundar a liberdade proposta por Deus

Lisboa, 02 nov 2013 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) apresenta o «Curso de Espiritualidade Cristã» para quem “quiser aprofundar as razões do seu crer”

“Cada cristão tem que se responsabilizar por aprofundar as razões do seu crer. Deve robustecer o ‘poço da interioridade’, tanto vivencial como intelectualmente. Trata-se de cultivar a experiência da relação com Deus – frescura espiritual – e refletir sobre essa experiência – aprofundamento intelectual”, explica o padre Domingos Terra, coordenador do curso de ‘Espiritualidade Cristã’, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Na sexta edição, o curso pretende suscitar nos participantes o estudo, a discussão e “mesmo a meditação” sobre como “Deus se propõe à liberdade humana”, explica o comunicado.

“Vivemos num contexto cultural em que a fé cristã tende a evaporar-se e enfrenta mesmo contestação. Já não podemos estar à espera de apoios exteriores que façam tudo por nós, para nos manter no caminho da fé”, acrescenta o padre Domingos Terra.

As inscrições encerram a 27 de janeiro de 2014 e o curso realizar-se-á de fevereiro a dezembro, aos sábados de manhã.

A Faculdade de Teologia de Lisboa entende esta formação como um curso de extensão universitária pensado em quem não têm a possibilidade de frequentar os programas normais durante a semana.

O curso divide-se em dois semestres com uma pausa para as férias de verão.

No primeiro semestre após uma introdução à espiritualidade cristã “visitam-se as grandes correntes com que esta enriqueceu a vida da Igreja” ao longo da sua história, informam no comunicado.

No segundo semestre são abordadas diversas matérias dessa espiritualidade, umas objeto de reflexão sistemática, “outras são vistas no âmbito da vivência concreta”, acrescentam.

Os estudantes podem ser avaliados e ter acesso a um diploma no final do curso, se o aproveitamento for positivo, no primeiro semestre são atribuídos 4.5 ECTS (Sistema Europeu de Transferência de Créditos) e no segundo 4.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top