Santa Sé: Corrida de 100 metros uniu desporto e fé

Iniciativa do Conselho Pontifício da Cultura reuniu 5 mil jovens e personalidades do mundo desportivo no Vaticano

Cidade do Vaticano, 21 out 2013 (Ecclesia) – O Vaticano acolheu este domingo a iniciativa ‘100 metros de corrida e de fé’, que uniu a Via da Conciliação à Praça São Pedro, para destacar a importância do desporto também na transmissão da mensagem cristã.

A corrida foi promovida pelo Conselho Pontifício da Cultura, em parceria com o Centro Desportivo Italiano, e mobilizou 5 mil pessoas e personalidades do mundo desportivo, que simularam uma corrida de estafetas e passaram de mão em mão um “testemunho”.

Durante duas horas e meia, os participantes correram 100 metros para chegar à Praça São Pedro onde foram saudados pelo Papa, durante a oração do Angelus.

“Obrigado, porque nos lembraram que o crente é um atleta do espírito”, declarou Francisco.

Esta corrida, inserida no programa do Ano da Fé, pretendeu sublinhar a importância e o papel formativo do desporto na catequese cristã numa perspetiva cultural, educacional e espiritual.

O presidente do Conselho Pontifício da Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi, disse à Rádio Vaticano que o desporto se tornou uma “espécie de esperanto para a humanidade”.

“Em todos os países, mesmo que seja das maneiras mais diversas, existem jogos e o jogo faz parte do ser homem e mulher, ou seja, é estrutural na criatividade da pessoa”, declarou.

Nesse sentido, o cardeal italiano afirmou que o verdadeiro adepto não pode ver o desporto apenas como “espetáculo”, mas como algo que “faz parte da sua experiência”, ainda que em “ponto pequeno”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top