Publicações: Henrique Monteiro apresentou livro-entrevista que revela patriarca de Lisboa

Lisboa, 24 jul 2013 (Ecclesia) – Henrique Monteiro, antigo diretor do jornal «Expresso», apresentou esta terça-feira o livro ‘Manuel Clemente – Uma casa aberta a todos’, onde se publicam entrevistas que mostram a personalidade “muito culta” e “multifacetada” do patriarca de Lisboa.

Para o jornalista, a obra “é fácil de ler” e “é notório” que o prelado de Lisboa quer fazer uma “ação de evangelização” no Patriarcado e “não quer repousar, na ideia antiga, que são todos católicos”.

O livro, editado pela Paulinas Editora, publica duas entrevistas a D. Manuel Clemente realizadas por Paulo Rocha, diretor da Agência ECCLESIA, no contexto da nomeação para Patriarca de Lisboa, e uma por ocasião da atribuição do Prémio Pessoa, em 2009.

Na segunda parte do livro, o gabinete editorial da Paulinas Editora fez uma recolha de textos de D. Manuel Clemente que mostram o seu pensamento sobre temas relevantes para a Igreja e para a sociedade.

Paulo Rocha, que durante 15 anos conduziu entrevistas com D. Manuel Clemente, confidenciou que em qualquer tema “não é difícil que ele surpreenda” porque “tem uma forma de dizer nova e traduzir o seu pensamento e os problemas que a sociedade atravessa”.

Completamente disponível para falar de “temas simples, como temas complexos”, D. Manuel Clemente tem “grande proximidade” com as pessoas, acrescenta.

O autor do livro considera que o patriarca é uma figura que tem “muitos recantos” para “explorar” e que embora, “não esteja previsto”, um segundo volume pode acontecer.

LFS/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top