Fátima: Iniciativa de verão vai levar mensagem mariana às crianças através da música

Primeira «oficina musical criativa» vai decorrer entre 4 e 7 de agosto

Fátima, Santarém, 16 jul 2013 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai iniciar no dia 4 de Agosto um projeto intitulado “Oficinas Musicais Criativas” que tem como principal objetivo fazer chegar a mensagem mariana às crianças e adolescentes, através da música.

Em entrevista concedida à Agência ECCLESIA, o reitor do Santuário de Fátima realça que a iniciativa surgiu “no contexto da programação para a preparação e celebração do Centenário das Aparições”, marcado para 2017, e da necessidade de “alargar” o calendário de iniciativas às “várias faixas etárias”, nomeadamente aos “mais jovens”.

“Pretende-se ajudar as crianças a conhecerem melhor a realidade de Fátima e a mensagem que o santuário pode querer dizer às crianças hoje”, adianta o padre Carlos Cabecinhas, que destaca também a importância do projeto para a evangelização das comunidades.

“Quando falamos de nova evangelização falamos da necessidade de fazer chegar a mensagem evangélica às pessoas não só com novo ardor e novos métodos, mas também procurando novos campos de ação. Trabalhando com crianças atingimos necessariamente os adultos”, salienta aquele responsável.

Com esta atividade, “eminentemente pedagógica”, o Santuário de Fátima quer também “diversificar” o seu campo de ação, para ir cada vez mais ao encontro dos “múltiplos interesses” das pessoas que passam diariamente pela Cova da Iria, quer aquelas que vêm de longe quer as que moram mais perto do local de culto.

“Essa é uma das preocupações do Santuário, não fazer atividades apenas para os peregrinos que vem de longe, mas que digam também algo àqueles que aqui estão, que muitas vezes nem vêm como peregrinos porque aqui vivem e aqui trabalham, merecem que lhes façamos chegar a mensagem de Fátima de uma forma atrativa”, conclui o reitor.

Numa primeira fase, o projeto vai envolver a abertura de duas “Oficinas Musicais Criativas”, a primeira entre 4 e 7 de agosto, destinada a adolescentes entre os 10 e os 13 anos, e a segunda entre 25 e 28 do mesmo mês, para crianças entre os 8 e os 10 anos.

Sob a coordenação do maestro Paulo Lameiro, responsável pela direção artística do projeto, os mais novos vão ser ter a oportunidade de conciliar a vertente musical com outras atividades culturais, como a leitura, o teatro, a dança, a pintura, as artes plásticas e o desporto.

Cada atividade está limitada a um número máximo de 15 inscrições, que podem ser feitas até 30 de julho (no caso da primeira oficina) e entre 16 e 24 de agosto, através dos contactos disponibilizados pelo Santuário.

A participação envolve um custo de 30 euros por pessoa, montante que cobre as despesas de refeição, de alojamento e o seguro destinado aos mais novos.

LS/JCP/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top