EUA: Arquidiocese de Los Angeles publica arquivos sobre abusos sexuais de menores

Lisboa, 01 fev 2013 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Los Angeles, nos Estados Unidos da América, decidiu disponibilizar na internet um conjunto de documentos sobre sacerdotes que abusaram sexualmente de menores.

D. José Gómez Velasco, arcebispo local, explica que estão em causa factos ocorridos há várias décadas, mas que não deixam de ser “graves”, exigindo que se assumam responsabilidades por estas “falhas terríveis”.

“A leitura destes documentos é brutal e dolorosa. O comportamento descrito nestes documentos é muito triste e terrivelmente mau. Não há qualquer desculpa, qualquer explicação possível para o que aconteceu a estas crianças. Os sacerdotes envolvidos tinham o dever de ser os seus pais espirituais e falharam”, refere um comunicado assinado pelo prelado, que assumiu o cargo em março de 2011.

O documento, em inglês e espanhol, cita ainda o cardeal Roger Mahony, de 76 anos, arcebispo emérito de Los Angeles, que manifesta “pesar por não ter podido proteger completamente os menores confiados ao seu cuidado”.

“Com efeitos imediatos, informei o cardeal Mahony de que não poderá ter qualquer tipo de responsabilidade administrativa ou pública”, anunciou o arcebispo José Gomez Velasco.

O prelado removeu ainda das suas responsabilidades um bispo auxiliar, D. Thomas Curry.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top