Media: Ano da Fé online

http://www.annusfidei.va

De 11 de outubro de 2012 (data em que passam 50 anos da abertura do Concílio II do Vaticano e 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica) a 24 de novembro de 2013 (último domingo do ano litúrgico – solenidade de Cristo Rei do Universo) a Igreja vai viver o Ano da Fé. Bento XVI “decretou um ano especialmente dedicado à profissão da verdadeira fé e à sua correta interpretação, através da leitura, ou da meditação piedosa dos Atos do Concílio e dos artigos do Catecismo da Igreja Católica».

Assim, esta semana, apresentamos como sugestão a visita ao sítio virtual inteiramente dedicado a este ano que se pretende que seja um “momento de graça e de empenho para uma cada vez mais plena conversão a Deus, para reforçar a nossa fé e para anunciá-lo com alegria ao homem do nosso tempo”.

Ao digitarmos o endereço www.annusfidei.va encontramos um espaço eminentemente informativo e com uma disposição gráfica e de conteúdos bastante interessante. Apesar do site apenas ser disponibilizado em italiano, inglês e espanhol temos ainda a esperança que o mesmo venha a ser viabilizado também em português.

Na opção “news”, temos ao dispor todas as notícias relativas a este momento da vida da Igreja, sejam informações sobre eventos futuros ou ainda registos de acontecimentos passados. Em “annus fidei”, podemos ler a carta apostólica “porta fidei”, aceder às recomendações pastorais produzidas pela Congregação para a Doutrina da Fé sobre o Ano da Fé, consultar o espaço de ajuda pastoral, perceber o logotipo oficial e ainda consultar a pauta do hino.

Um espaço bastante interessante e com conteúdos relevantes encontra-se em “we believe” – nós acreditamos. Aí podemos aceder ao catecismo e compêndio da Igreja Católica, consultar inteiramente os documentos emanados do concílio II do Vaticano e assistir às catequeses realizadas por Bento XVI dedicadas aos apóstolos e discípulos, aos padres da Igreja, aos teólogos medievais, às grandes mulheres da Igreja e ainda à oração Cristã.

Aqui fica a sugestão, acima de tudo o que pretendemos é chamar a atenção de que consideramos também ser possível viver o Ano da Fé online.

Fernando Cassola Marques

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top