Cultura: Igreja reúne Eduardo Lourenço, João Lobo Antunes e cardeal Ravasi para debater «sentido da vida»

«Átrio dos Gentios», iniciativa da Santa Sé, vai ter sessão portuguesa nas cidades de Braga e Guimarães

Braga, 18 set 2012 (Ecclesia) – O ensaista Eduardo Lourenço, o neurocirurgião João Lobo Antunes e o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, organismo do Vaticano, vão inaugurar a sessão portuguesa do ‘Átrio dos Gentios’, revelou hoje a organização do evento.

A iniciativa, que vai decorrer entre os dias 16 e 17 de novembro nas cidades de Guimarães e Braga, respetivamente capitais europeias da cultura e da juventude no ano de 2012, foi apresentada à imprensa esta manhã.

‘Identidade e sentido da vida de um povo’ é a temática escolhida por Eduardo Lourenço, a que se segue o debate sobre ‘o valor e o sentido da vida de cada ser humano’, com D. Gianfranco Ravasi e João Lobo Antunes.

A sessão minhota do ‘Átrio dos Gentios’, estrutura criada pelo Conselho Pontifício da Cultura (CPC) para o diálogo entre crentes e não crentes, vai ter como tema central ‘O Valor da Vida’ e é organizada pelo Instituto de História e Arte Cristãs da Arquidiocese de Braga, em articulação com o CPC.

“O Átrio dos Gentios, em Portugal como pelo mundo fora, pretende ser lugar de encontro e de diálogo entre crentes, não crentes, agnósticos, gentes de diferentes formações científicas, culturais e políticas, e diferentes sensibilidades e confissões religiosas”, refere Isabel Varanda, coordenadora geral da iniciativa.

Segundo a professora de Teologia na Universidade Católica Portuguesa, é necessário combater “entrincheiramentos em dogmatismos científicos ou religiosos castradores”.

“No fundo, o que a todos nos move, pelos caminhos da ciência, da fé, da dúvida e da resistência é a busca incessante do significado científico, teológico, ecológico, político, humano, pessoal e íntimo da vida”, acrescenta, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O ‘Átrio dos gentios’ já passou por várias cidades europeias depois da sua sessão inaugural em Paris, em março de 2011.

A edição portuguesa vai englobar debates sobre “estilo de vida e salvaguarda do universo”, desde várias perspetivas, para além de momentos culturais, com concertos, exposições e a apresentação de uma peça de teatro.

A ministra Assunção Cristas, o antigo candidato presidencial Fernando Nobre e a presidente da Federação Europeia dos Bancos Alimentares, Isabel Jonet, são alguns dos conferencistas convidados, juntando-se aos escritores Vasco Graça Moura e Valter Hugo Mãe, à poetisa Ana Luísa Amaral e ao padre e poeta Tolentino Mendonça, entre outros.

No programa não consta o nome de António Damásio, que chegou a ser anunciado para o encontro.

“O encontro no Átrio dos Gentios é convocado para pensar a vida nas suas revelações e nos seus mistérios e para pensar a forma como os humanos, neste início do terceiro milénio, nos relacionamos com ela”, adianta Isabel Varanda.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top