O arcebispo emérito de Argel, D. Henri Teissier está no nosso país de 12 a 21 de setembro
Lisboa, 12 set 2012 (Ecclesia) – O arcebispo emérito de Argel, D. Henri Teissier, testemunha dos últimos tempos dos sete mártires de Tibhirine (Argélia) está em Portugal desde hoje.
O prelado que visita o nosso país a convite dos Missionários da Consolata é “um dos maiores especialistas da atualidade nas relações entre cristãos e muçulmanos” visto que “visitou frequentemente a comunidade do mosteiro de Tibhirine, conhecida mundialmente após a realização do filme «Dos Homens e dos Deuses»”, sublinha uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Hoje, na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Lisboa, o prelado dá uma conferência de imprensa e no dia seguinte, na Sala do Montepio, em Lisboa, Rua do Ouro, (às 18h00) haverá a projeção do filme “Des hommes et des dieux” e conferência de D. Henri Teissier.
No mesmo local far-se-á o lançamento do livro de D. Henri Teissier, com o título «Christophe Lebreton».
A 15 deste mês, o arcebispo emérito de Argel fará uma conferência, em Fátima, nas Jornadas Missionárias e, dois dias depois estará em Ermesinde (Fórum Cultural), Porto também para proferir mais uma preleção.
A Universidade Católica Portuguesa, no Porto, terá a sua presença no dia 18 deste mês e o Auditório Vita, em Braga, no dia seguinte.
D. Henri Teissier, arcebispo emérito de Argel, é de origem francesa, mas é cidadão argelino há 46 anos.
Chegou à Argélia aos 16 anos, com toda a sua família, depois dos estudos no seminário, estudou dois anos na Universidade do Cairo, no Egito, onde aperfeiçoou os seus conhecimentos do mundo árabe e islâmico.
Nomeado Bispo de Oran em 1972, foi proposto para arcebispo coadjutor do cardeal Duval em Argel em 1981 e foi arcebispo titular de 1988 a 2008.
Foi vice-presidente da Caritas Internacional para os países árabes de 1979 a 1988, para além de outras grandes responsabilidades na Igreja do Norte de África.
D. Henri Teissier, conhecedor da situação da Igreja no mundo árabe, tem participado em numerosos colóquios islâmico-cristãos e dado numerosas conferências nos países do Maghreb, no Médio Oriente e na Europa.
Corrigido em 13.09.2012: padre Tolentino Mendonça não participa na sessão de apresentação que ocorre a 13 de setembro em Lisboa.
LFS