Viana do Castelo: Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em festa com inauguração da igreja da Sagrada Família

Projeto idealizado há mais de 30 anos está avaliado em três milhões de euros e é totalmente suportado pela comunidade católica local

Viana do Castelo, 08 set 2012 (Ecclesia) – A comunidade católica de Nossa Senhora de Fátima, em Viana do Castelo, vai passar este sábado a contar com um novo espaço de oração e encontro, através da inauguração da igreja da Sagrada Família.

Em declarações prestadas hoje à Agência ECCLESIA, o padre Artur Coutinho, responsável pela paróquia, sublinha que o projeto idealizado há mais de 30 anos e agora concretizado contribuiu para o reforço da “coesão, da solidariedade e da participação” dos fiéis, ao mesmo tempo que “arrasta consigo um apelo à mudança interior”.

A obra, avaliada em três milhões de euros, começou a ser construída “em 2004” e os custos estão a ser totalmente suportados através do investimento de particulares, nomeadamente “paroquianos, amigos e padres da região”, realça o sacerdote.

O único investimento externo foi o terreno, atribuído pela câmara municipal com a condição de servir também para a realização de atividades sociais e culturais.

Atualmente com sede na igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, localizada no antigo Convento do Desterro de Jesus, Maria, José, a paróquia vianense passa a contar com um local de culto “mais digno e moderno, com capacidade para cerca de 1400 pessoas”.

A parte do centro social paroquial, que inclui um espaço para acolhimento temporário de crianças abandonadas e um centro de dia, já está em funcionamento há mais de quatro anos.

Depois da cerimónia de inauguração da igreja da Sagrada Família – aponta o padre Artur Coutinho – “ficará apenas a faltar a conclusão das valências dedicadas a projetos educativos e recreativos”.

 “Num tempo de grandes dificuldades económicas, não houve capacidade para inaugurar tudo agora mas a comunidade vai continuar a trabalhar até que tenha tudo aquilo de que precisa”, assegura aquele responsável.

O programa comemorativo da inauguração da igreja da Sagrada Família, que começou no início deste mês, terá o seu ponto alto no próximo sábado, às 17h00, com a cerimónia de Dedicação do novo templo, que será presidida pelo bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira.

A escolha desta data, que coincide com o dia da fundação da paróquia (8 de setembro de 1967), pretende contribuir para o “estreitamento dos laços comunitários e a preservação da memória local”, explica um comunicado divulgado pela comissão organizadora do evento.

A dedicação é o rito litúrgico, reservado em princípio ao bispo, pelo qual uma igreja ou um altar ficam consagrados e destinados ao culto divino.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top