Londres 2012: Religioso português aproveita Jogos Olímpicos para anúncio cristão

Adeptos «são bombardeados com imensa informação, panfletos, distribuição de bíblias e de tudo e mais alguma coisa», diz frei Paulo Coelho

Londres, 02 ago 2012 (Ecclesia) – O frade franciscano português Paulo Coelho, que viajou para Londres a 25 de julho para dar apoio espiritual aos adeptos lusófonos que assistem aos Jogos Olímpicos, tem estado envolvido em ações de rua para anúncio da mensagem cristã.

“Criámos pequenos grupos, compostos por um frade e dois ou três jovens voluntários católicos, e andamos pelas ruas em torno do Parque Olímpico para falar com as pessoas”, disse hoje à Agência ECCLESIA.

O primeiro objetivo da estadia na capital britânica, juntamente com outro religioso franciscano, era estar disponível para quem procurasse a sua ajuda, mas até agora tem havido “poucos” portugueses e turistas a passar pela paróquia onde está instalado, perto da Aldeia Olímpica.

“Os apoiantes dos atletas vão de transportes até à Aldeia Olímpica e regressam diretamente ao centro da cidade, pelo que as pessoas que têm vindo à paróquia são sobretudo fiéis que a frequentam ou residentes na zona”, explicou.

O frei Paulo Coelho também já passou pelas entradas da Aldeia Olímpica e pela estação de comboio e metropolitano que as servem.

“Aparecem pessoas de todo o lado e de todas as cores”, multiplicidade que ocorre também em termos de propostas avançadas por “todas as religiões possíveis e imaginárias”, referiu.

Os adeptos, contou, “são bombardeados com imensa informação, panfletos, distribuição de bíblias e de tudo e mais alguma coisa. Há pessoas com megafones a gritar ‘Jesus ama-te, Jesus é a salvação’, ao estilo evangélico”.

“Esta é uma das razões pela quais é difícil chamar a atenção, dado que a quantidade de informação é tal que não há critério nem tempo suficiente para discernir o que é importante”, acrescentou.

Nesta quarta-feira o religioso fugiu à “confusão” e deslocou-se a dois parques da periferia de Londres: “Cumprimentámos as pessoas, conversámos, e quando vem a propósito falámos das propostas da paróquia”, como celebrações litúrgicas e orações.

“As pessoas são interpeladas pelo hábito e perguntam-nos sobre as razões de o usar e o seu significado; são questões úteis para podermos apresentar a nossa proposta”, referiu.

Um grupo de cerca de 12 portugueses chegou quarta-feira ao ‘Joshua Camp’, iniciativa da Igreja Católica na Inglaterra que visa assinalar a realização dos Jogos Olímpicos.

“Esta semana vão ter quatro dias de formações intensivas e a partir de domingo à tarde começam a abordar os transeuntes na rua, missão que vai durar toda a semana”, revelou o frei Paulo Coelho.

O ‘Joshua Camp’, nos arredores do Estádio Olímpico, congrega desde quarta-feira jovens católicos ingleses e estrangeiros que participarão em ações de acolhimento e evangelização junto dos turistas que acorrem a Londres.

OC/RJM

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR