38.º Encontro Nacional começa hoje no Centro Pastoral Paulo VI com a participação de cerca de 1200 pessoas
Fátima, Santarém, 23 jul 2012 (Ecclesia) – Começa hoje, em Fátima, o 38.º Encontro Nacional da Pastoral Litúrgica, iniciativa que durante cinco dias irá juntar cerca de 1200 pessoas à volta da temática “Eucaristia, Sacramento da Caridade”.
De acordo com o programa do evento, publicado na página do Secretariado Nacional da Liturgia (SNL), o principal objetivo será destacar a eucaristia enquanto “fonte de missão, caridade e comunhão”, no meio da Igreja Católica.
Citando a exortação apostólica Sacramentum Caritatis, do Papa Bento XVI, a entidade organizadora recorda que o mistério eucarístico nasceu do “amor” de Jesus por toda a humanidade, algo que o Filho de Deus levou “até ao fim, até ao dom do seu corpo e sangue”.
“A Eucaristia impele todo o que acredita n’Ele a fazer-se pão repartido para os outros e, consequentemente, a empenhar-se por um mundo mais justo e fraterno”, acrescenta o SNL, que espera contribuir para uma participação mais ativa da comunidade naquele “sacramento admirável”.
Os trabalhos de reflexão e oração, que se vão dividir entre o Centro Pastoral Paulo VI, a Igreja da Santíssima Trindade e a Capelinha das Aparições, arrancam esta tarde, a partir das 17h00, com uma conferência de D. José Cordeiro, bispo da Diocese de Bragança-Miranda e vogal da Comissão Episcopal para a Liturgia e Espiritualidade.
Entre os diversos conferencistas que irão marcar presença, destaque também para a participação de D. António Couto, bispo de Lamego e presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização.
SNL/JCP