Médio Oriente: Patriarca revela que Bento XVI vai visitar o Líbano em setembro

Vaticano tinha confirmado existência de «projeto» de viagem do Papa ao país

Lisboa, 16 mar 2012 (Ecclesia) – O patriarca de Antioquia Gregório III Laham, chefe da Igreja Melquita (Síria), revelou hoje que Bento XVI vai visitar o Líbano de 14 a 16 de setembro.

“O Papa vem visitar-nos para reforçar os cristãos, para que estejam unidos”, declarou este responsável, recebido na quinta-feira por Bento XVI, citado pela agência de informações religiosas I.Media.

Bento XVI vai entregar o documento conclusivo (exortação apostólica) do Sínodo dos Bispos sobre o Médio Oriente, realizado no Vaticano, em 2010.

Esta viagem ao Líbano será a segunda de Bento XVI à região, depois da visita histórica que efetuou em maio de 2009 à Jordânia, a Israel e aos territórios palestinos.

O porta-voz do Vaticano confirmou, em fevereiro, que uma visita de Bento XVI ao Líbano se encontrava “em estudo” e que o Papa “deseja fazê-la”

Um primeiro anúncio da possível viagem papal tinha sido feito, então, pelo patriarca latino de Jerusalém, D. Fouad Twal, um dos mais importantes membros da hierarquia católica no Médio Oriente.

Bento XVI foi convidado a visitar o Líbano pelo primeiro-ministro Najib Mikati, em novembro de 2011, e pelo presidente do país, Michael Suleiman, em fevereiro do mesmo ano, após visitas destes responsáveis políticos ao Vaticano.

O documento de trabalho para o Sínodo dos Bispos para o Médio Oriente foi entregue pelo Papa no Chipre, em junho de 2010.

A única viagem fora de Itália programada para 2012 é, até ao momento, a visita ao México e Cuba, que vai decorrer entre 23 e 28 deste mês.

A agenda de Bento XVI inclui ainda uma visita à cidade italiana de Milão, em junho, por ocasião do Encontro Mundial das Famílias.

OC

 

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top