Multimédia: Viver a Quaresma online

Esta semana lançamo-nos na rede virtual à procura de formas de melhor prepararmos a Páscoa que se avizinha. Depois de umas pesquisas no Google, além de primeiramente aparecerem registos acerca de um famoso jogador da seleção nacional, encontramos um conhecido e riquíssimo portal dos nossos irmãos brasileiros (http://www.acidigital.com), mas com artigos já de anos passados. Depois o portal português dedicado à catequese (http://abcdacatequese.com) com um conjunto interessante de subsídios para a quaresma, recolhidos de várias locais (dioceses, movimentos, etc.). No entanto, em termos de conteúdos novos e produzidos concretamente para este ano, não ficamos satisfeitos com a nossa busca. Foi então que entramos no espaço virtual criado pela agência Ecclesia, inteiramente dedicado à Quaresma de 2012.

Ao digitarmos o endereço http://www.ecclesia.pt/quaresma2012/ deparamo-nos com uma área muito bem cuidada em termos gráficos, mas e acima de tudo, com um conjunto de recursos primorosamente criados. Este espaço encontra-se dividido em quatro áreas distintas, dado que cada uma delas está vocacionada para diferentes estilos comunicacionais (texto, áudio, vídeo, redes sociais).

Na área principal, dispomos de um conjunto de textos onde o mote principal são estes quarenta dias de preparação para a ressurreição de Cristo, nomeadamente algumas notícias de eventos em território nacional (conferências, exposições, celebrações),  artigos de espiritualidade e reportagens.

Em outro espaço, temos o cónego António Rego que dá voz a um podcast intitulado “Quaresma por palavras”, onde em curtos registos de áudio são abordadas várias palavras-chave deste forte tempo litúrgico.

Mais abaixo, acedemos a uma “parceria técnica entre a Ecclesia e dois membros da família Franciscana que possibilita a publicação online de vídeos sobre as leituras dominicais de Quaresma e Páscoa”. Estes registos audiovisuais são bastante ricos possuindo reflexões interessantes, com textos da autoria do Frei Lopes Morgado, franciscano capuchinho e chefe de redação da revista Bíblica.

Por último, na parte inferior deste sítio, existe um conjunto de ferramentas que nos permitem colocar, com um clique, qualquer um destes recursos enumerados nas principais redes sociais virtuais.

Não ficaríamos satisfeitos se não fizéssemos uma referência às extraordinárias reflexões diárias que o sítio do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura ( http://www.snpcultura.org ) tem disponibilizado na área intitulada “Da Quaresma à Páscoa”.

Fernando Cassola Marques 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top