Solidariedade: Mil quilómetros solidários pelos sem-abrigo

Estudantes de Educação Moral e Religiosa Católica em Viseu estão a apadrinhar Centro de Apoio na região do Algarve

Viseu, 16 de fev 2012 (Ecclesia) – Vinte alunos de Educação Moral e Religiosa Católica, da Escola Secundária Emídio Navarro, em Viseu, vão rumar esta sexta-feira a Faro para participarem em ações de solidariedade junto das populações mais carenciadas da região.

O professor Hélio Domingues, promotor da iniciativa, explicou hoje à Agência ECCLESIA que o projeto dá continuidade à ligação daquele estabelecimento de ensino ao Centro de Apoio aos Sem-Abrigo (CASA), associação sem fins lucrativos que acolhe e apoia atualmente 852 pessoas carenciadas.

“Esta oportunidade surgiu no ano passado, a partir de um programa de televisão em que convidaram algumas pessoas para apadrinhar várias instituições”, adianta.

“Como já tinha dinamizado nesta escola vários projetos, no âmbito da solidariedade e da atenção aos outros, fizeram-nos a surpresa de apadrinhar a instituição CASA”, acrescenta aquele responsável, sendo que numa primeira fase, a aposta passou pela “recolha de produtos de higiene” para os sem-abrigo.

Em 2011 “não foi de todo possível” juntar aquilo que era pretendido, os estudantes acabaram por angariar fundos para a instituição – cerca de 400 euros – mas o compromisso inicial não ficou esquecido.

Uma nova campanha de recolha, realizada no dia 11 de fevereiro, nas instalações do Palácio do Gelo, em Viseu, permitiu assegurar cerca de dois mil produtos de higiene e alguns quilos de bens alimentares.

O passo seguinte seria enviar este material para os serviços da CASA mas os jovens, que frequentam atualmente o 11º e 12 ano, quiseram levar o seu compromisso mais longe, indo mesmo ao local, sem olharem à distância (mais de mil quilómetros, ida e volta) e às muitas horas de viagem.

“Eu nem coloquei a questão de ir lá levar os produtos, foram eles mesmos que o quiseram fazer”, salienta Hélio Domingues, destacando o “entusiasmo e a alegria” que os jovens estão a emprestar a esta iniciativa, que é acompanhada de perto pela associação de país da Escola Emídio Navarro.

A partida está marcada para sexta-feira à noite e o programa previsto inclui “um workshop sobre trabalho voluntário na CASA” e a “participação numa recolha de alimentos em Faro, Loulé e Olhão”.

Os mais novos vão ter também a oportunidade de “acompanhar as equipas de apoio domiciliário que fazem distribuição de alimentos aos carenciados, idosos e sem mobilidade”, numa ação que incluirá a localidade da Quarteira.

De acordo com o professor de Educação Moral e Religiosa Católica, serão sobretudo três dias “fantásticos” para a formação dos alunos, “que estão já com muita ansiedade em fazer esta experiência de vida”.

Esta colaboração entre a Escola Emídio Navarro e a instituição CASA tem contado com o apoio da autarquia de Viseu e de diversas empresas que operam na região.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top