Fátima com novas iniciativas rumo a 2017

Programa do ano pastoral apresentado pelo Santuário com alertas para «maré laicista»

Fátima, Santarém, 01 dez 2011 (Ecclesia) – Uma exposição, um ciclo de conferências e um simpósio são os principais momentos do ano pastoral 2011/2012 no Santuário de Fátima, hoje apresentados pelos seus responsáveis, num plano que visa assinalar o centenário das Aparições, até 2017.

As várias celebrações e peregrinações agendadas vão ser subordinadas ao tema ‘Quereis oferecer-vos a Deus?’, tomando como pano de fundo a primeira aparição aos pastorinhos, na Cova da Iria, a 13 de maio de 1917.

O programa engloba um ciclo de conferências, ao ritmo de uma por mês, até abril de 2012, e um simpósio teológico-pastoral nos dias 15 a 17 de junho do próximo ano, que vai abordar os “Horizontes contemporâneos da entrega de si”.

O site do Santuário (www.fatima.pt) adianta que o núcleo teológico deste segundo ciclo é o de “Deus Salvador” e a atitude crente proposta aos peregrinos é a “entrega de si”.

Na sessão de apresentação do programa pastoral, Isabel Varanda, professora da Universidade Católica Portuguesa (núcleo de Braga), disse que o “século XXI já pressente o luto antropológico de uma terra sem céu e de um mundo solitário”, varrido pela “maré laicista que, como um tsunami, se abate sobre numerosas sociedades, particularmente as sociedades ocidentais, levando à sua frente todo e qualquer vestígio ou indício de transcendência, afogando o próprio Deus, sem dó nem piedade, e com ele a sua imagem e semelhança”.

“Que o cristianismo tem tido uma crescente dificuldade em partilhar a sua essência com o mundo e corre o sério risco de ver os seus lugares, principalmente no mundo ocidental, progressivamente reduzidos às quatro paredes de templos vazios, não faltam indícios”, alertou, falando na necessidade de “reinventar” em “termos de estratégias de comunicação e de evangelização”.

O Santuário apresentou também a exposição “No trilho da Luz – As Aparições de Fátima”, hoje inaugurada, que vai estar aberta ao público até outubro de 2012, todos os dias, das 09h00 às 19h00, no vestíbulo do Convivium de Santo Agostinho, igreja da Santíssima Trindade.

“Para melhor ajudar a viver o segundo ano de celebração do centenário das Aparições, a Secção de Arte e Património preparou uma nova exposição temporária que, neste ano, dedica às Aparições de Fátima”, indica a apresentação da mostra, que visa “proporcionar uma visão geral acerca de todo o percurso da Mensagem de Fátima”

Ainda hoje foi disponibilizado o “calendário-itinerário temático” para o ano pastoral de 2011/2012, segundo de um ciclo de sete anos que “não pretende ser apenas evocação do passado, mas sobretudo oportunidade para divulgar e reavivar a consciência da riqueza e atualidade da Mensagem de Fátima e para aprofundar os seus conteúdos”.

De acordo com o testemunho – reconhecido pela Igreja Católica – das crianças Francisco e Jacinta Marto (beatificadas em 2000) e Lúcia dos Santos, conhecidas como Pastorinhos de Fátima, ocorreram seis aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e imediações, uma a cada mês, entre maio e outubro de 1917.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR