Guarda, 29 nov 2011 (Ecclesia) – Quatro paróquias da diocese da Guarda uniram esforços para lançar um “subsídio diferente” para os mais carenciados, baseado num “kit de Advento” que incentiva a solidariedade e favorece a oração em família.
A iniciativa reúne as comunidades cristãs de Sandomil, São Gião, São Martinho e Vila da Cova, no concelho de Seia, e segundo o pároco Hugo Martins, permitirá apoiar o projecto “Fazenda de Esperança”, ligado à recuperação de toxicodependentes e alcoólicos.
Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o sacerdote explica que este kit vai estar à venda durante os quatro domingos do Advento e é “composto por uma base multicolor para as velas coloridas, acompanhado das quatro orações e uma pequena delícia para os mais pequenos, estrelas para recortar e colocar na janela”.
“Todas quartas-feiras, os cristãos são convidados a reunir-se em família e fazer a oração correspondente à cor que indica cada uma das semanas”, acrescenta.
Este kit ou “Coroa de Advento da Família” poderá ser requisitado em todas as paróquias acima mencionadas ou através do contacto electrónico email@padrehugo.com.
O Advento, que assinala o início de um novo ano lítúrgico para os católicos, começou este domingo, compreendendo os três seguintes antes do Natal.
As manifestações do Advento, palavra de origem latina que significa “vinda” ou “chegada”, expressam-se na coroa de ramos verdes com quatro velas, que se acendem aos domingos, bem como na armação do presépio, entre outras práticas.
JCP