O pedido do Papa aos jovens: utilizem a publicidade para promover valores positivos

João Paulo II convidou os universitários a utilizarem as possibilidades que a publicidade oferece para veicular “mensagens positivas”. Numa mensagem dirigida aos três mil jovens participantes do congresso internacional «UNIV 2004», com os quais se encontrou na Sala Paulo VI do Vaticano, o Papa assegurou que «é necessário saber usar linguagens adequadas para transmitir mensagens positivas, e para dar a conhecer de modo atractivo ideais e iniciativas nobres». Comentando o tema que congrega os universitários, «Projectar a cultura: a linguagem da publicidade», João Paulo II acrescentou que «é imprescindível discernir quais são os limites e as armadilhas das linguagens propostas pelos meios de comunicação social». «Às vezes, os anúncios publicitários oferecem uma visão superficial e inadequada da vida, da pessoa, da família e da moralidade», constatou. «Para melhorar o mundo – recomendou-lhes antes de concluir -, esforçai-vos sobretudo por mudar, vós mesmos, mediante o recurso ao sacramento da Penitência e da identificação íntima com Cristo na Eucaristia». O congresso universitário UNIV celebra-se anualmente em Roma desde 1968 na Semana Santa, com assistência do Opus Dei.

Partilhar:
Scroll to Top