Bragança: Novo bispo quer «projeto conjunto»

D. José Manuel Garcia Cordeiro toma posse este domingo e conta com uma comunidade «viva e com vontade de fazer mais»

Lisboa, 29 set 2011 (Ecclesia) – O novo bispo da diocese de Bragança-Miranda, que vai ser ordenado este domingo, quer congregar padres, leigos e instituições locais para um “projeto conjunto” virado para a “renovação” pastoral da região.

“Que seja um projeto conjunto e que essa colaboração recíproca possa trazer desenvolvimento e uma civilização do amor que auguramos desde sempre”, defendeu D. José Manuel Garcia Cordeiro, em entrevista concedida à ECCLESIA, da RTP2.

Aos 44 anos, o prelado prepara-se para assumir a posição de bispo mais novo de Portugal, à frente da sua diocese de origem; no entanto, depois de mais de 12 anos afastado da realidade da região, primeiro como estudante e depois como reitor do Colégio Pontifício Português, em Roma, há todo um trabalho de reaprendizagem a fazer.

“A minha primeira atitude é de escuta das pessoas, dentro e fora da Igreja, e também uma maior atualização, porque é diferente vir aqui em ambiente de férias do que estar presente no seu quotidiano”, sublinhou.

D. José Cordeiro espera um projeto “desafiante”, não só porque irá tomar em mãos “a quinta maior diocese do país, com 6 mil quilómetros quadrados”, mas também devido à “conjuntura e ao contexto” económico e social que a região e o país atravessam.

Quanto ao facto da sua tomada de posse acontecer já com o novo ano pastoral à porta e, portanto, sem tempo para delinear um programa de ação mais aprofundado, o novo bispo não se mostra preocupado.

“O novo ano pastoral será vivido ao ritmo da liturgia, não como mero calendário mas como aprofundamento dos mistérios de Cristo”, sustentou, prevendo ainda um período de “reflexão nos diversos setores da vida pastoral da diocese”.

Para isso, vai apelar à “maturidade” de uma Igreja local que “não começa agora”, que tem pelo menos 466 anos de existência.

 “Vejo que é uma diocese viva e com vontade de fazer mais, de ser mais e melhor, e isso entusiasma-me, dá-me coragem e esperança na realização daquilo que são os nossos sonhos”, concluiu.

D. José Manuel Garcia Cordeiro vai ser ordenado este domingo, pelas 15h00, na catedral de Bragança, presidida pelocardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e tendo como outros consagrantes os dois bispos eméritos da diocese de Bragança-Miranda, D. António Montes Moreira e D. António Rafael.

Antes desta cerimónia, a partir das 09h30, o programa 70×7 vai apresentar a realidade sociorreligiosa da diocese de Bragança-Miranda, através da análise do bispo emérito D. António Montes, e do novo bispo nomeado, D. José Cordeiro, entre outros convidados.

PTE/70×7/JCP/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top