Guarda: Peregrinação a Fátima abre novo ano pastoral em busca de «missionários»

Bispo diocesano convida à participação na iniciativa anual

Guarda, 24 ago 2011 (Ecclesia) – A diocese da Guarda promove hoje e quinta-feira a sua peregrinação anual a Fátima, evento no qual o bispo D. Manuel Felício vai pedir maior empenho no anúncio da fé católica.

“Vamos nesta peregrinação pedir a Nossa Senhora de Fátima que nos ajude a viver intensamente a nossa responsabilidade de discípulos missionários, a qual nos faz voltar para fora e convocar outros para o verdadeiro encontro com o Mestre”, assinala o prelado, em mensagem escrita para esta ocasião.

A peregrinação, sublinha, já não é para a maioria das pessoas uma viagem “a pão e água, nem também peregrinação a pé, embora esta devoção continue a ser cumprida por muitos, mas queremos que seja realmente e acima de tudo uma peregrinação”.

“Peregrinação que nos põe a caminho ao encontro de Maria e, por ela, do Senhor Jesus, seu Bendito e Amado Filho e nosso Salvador. Peregrinação que sobretudo faça de nós mais discípulos de Cristo, diante do grande modelo de todos os discípulos que é Nossa Senhora”, precisa o bispo da Guarda.

D. Manuel Felício adianta que a iniciativa pretende motivar a diocese “para viver, ao longo do novo ano pastoral, com entusiasmo, a descoberta da Palavra de Deus, na companhia do Evangelho de S. Marcos” e também para “levar a outros a inquietação do encontro com Deus e o gosto de conhecer cada vez mais e melhor a pessoa de Cristo, através da sua Palavra”.

“Diante de Maria, nesta nossa peregrinação, fazemos o propósito de viver todo o novo ano pastoral empenhados no encontro com a Palavra de Deus e no esforço por dar cumprimento aos imperativos da nova evangelização”, conclui.

O programa começa esta tarde, com a celebração penitencial na igreja da Santíssima Trindade, com confissão individual (17h00 às 19h00); celebração do Terço na Capelinha das Aparições, seguindo-se Procissão de velas (21h30) –; vigília de oração na Basílica (23h00 às 00h00).

No dia seguinte, às 10h00, inicia-se a procissão da Capelinha para a igreja da Santíssima Trindade, onde será celebrada a missa de encerramento da peregrinação.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top