Fátima: «Onde está Nossa Senhora?»

Peregrinação anual das crianças ao santuário da Cova da Iria desperta atitude de adoração

Lisboa, 09 jun 2011 (Ecclesia) – “Onde está Nossa Senhora?”, pergunta uma das crianças que participa hoje e amanhã na peregrinação ao Santuário de Fátima, e a resposta, da boca de um menino, não se faz esperar: “Está no céu. Não sabias?”.

Na reportagem do programa ECCLESIA na Antena 1 que vai para o ar esta sexta-feira, a partir das 22h45, as catequistas Luzia e Inês, da paróquia lisboeta de Nossa Senhora do Amparo de Benfica, consideram que acompanhar um grupo de 32 crianças à Cova da Iria é simultaneamente um “desafio” e uma “alegria”.

“Elas sabem que vão descobrir alguma coisa. Mas ainda não sabem o quê. E talvez seja essa a sua maior expetativa”, presumem as responsáveis, certas de que este tipo de atividades é “importante no crescimento” dos mais novos.

Os participantes provenientes de várias regiões de Portugal descobrem “que há outras crianças a percorrer o mesmo caminho que eles”, assinalam as catequistas, que salientam o objetivo principal da jornada: “celebrar” a fé e “testemunhar” a pertença católica.

A peregrinação deste ano é dedicada ao tema ‘Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro’: “Pretende-se desenvolver nas crianças a atitude de adoração a Deus, Santíssima Trindade”, explicou o padre Virgílio Antunes, reitor do santuário católico mais importante de Portugal, em declarações à sala de imprensa da instituição.

As atividades previstas para hoje incluem a visita aos locais onde um anjo apareceu em 1916 às crianças Francisco e Jacinta Marto (beatificadas em 2000) e Lúcia dos Santos, conhecidas como Pastorinhos de Fátima, aparições que anteciparam as seis manifestações da Virgem Maria entre maio e outubro de 1917.

Nesta quinta-feira vai também ser feita uma oferta de flores a Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições, e anuncia-se uma celebração na igreja da Santíssima Trindade, intitulada “Com o Anjo, vamos adorar o Senhor”.

O programa de sexta-feira, feriado nacional, prevê para as 11h00 uma missa presidida pelo bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos, além da recitação do terço e duas celebrações: “Toda a criação louva o Senhor” e “ O meu tesouro és Tu, Senhor”.

No fim da eucaristia, como é habitual neste encontro, vai ser oferecido um presente às crianças, que o reitor do santuário localizado 130 km a norte de Lisboa não revela por querer guardar a surpresa.

Na missa de sexta-feira vão ser dados a conhecer os resultados da campanha de catequese desenvolvida junto das crianças durante o mês de maio, anuncia a sala de imprensa do Santuário.

“Em destaque estarão os trabalhos realizados pelas crianças de todo o país, nas suas escolas, nas aulas de catequese ou em suas casas”, indica um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

No ano de arranque da celebração do centenário das aparições na Cova da Iria, que ocorre em 2017, as atividades propostas pelo santuário mariano baseiam-se nas aparições do anjo e propõem como tema “Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro”.

A designação “Santíssima Trindade” refere-se à crença central para os cristãos na existência de um Deus único em três pessoas iguais e distintas, a que foram dados os nomes de Pai, Filho e Espírito Santo.

PRE/SISF/RM/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top