Solidariedade: Católicos pedem sementes para combater fome e abandono escolar em Moçambique

Lisboa, 09 jun 2011 (Ecclesia) – O grupo católico Missão Mundo iniciou uma campanha de recolha de sementes para criar uma horta escolar na região de Nampula, norte de Moçambique, revela uma nota de imprensa enviada à Agência ECCLESIA.

As sementes – alface, cebola, tomate, beringela, couve-lombarda, couve-coração, rabanete, cenoura, abóbora, quiabo, melão, melancia, nabiças, espinafres, alho-francês, pimentos, nabos, pepino e curgete, entre outras – vão ser plantadas junto à escola primária de Nacuxa para combater a desnutrição e a taxa de reprovação.

O insucesso escolar atinge especialmente as raparigas, que na sua maioria não concluem o ano letivo, explica o comunicado do grupo integrado na congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres.

Os responsáveis pela iniciativa esperam que a horta suporte uma refeição para as cerca de mil crianças e jovens entre os 7 e 14 anos que estudam na escola, contribuindo para que completem o ciclo de aprendizagem ao permanecerem mais tempo nas aulas.

O estabelecimento de ensino na região de Nampula, dois mil km a norte de Maputo, está sob a responsabilidade de padres vicentinos espanhóis, que contam com a colaboração da Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres e da sua equipa de leigos missionários voluntários do Grupo Missão Mundo.

A participação na campanha, que decorre até 31 de julho, pode ser feita através do envio das sementes para a congregação (por correio ou entrega direta) e também por transferência bancária de 2,50 euros, valor de um pacote de sementes.

A Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres tem endereço postal na R. Carlos Mardel, 25, 1900-117 Lisboa (junto ao Metro de Arroios) e o seu NIB é 0010 0000 9474 6840 00380.

Mais informações: telemóveis 96 440 55 62 (Ir. Cristina) ou 91 589 79 39 (Ana Margarida); endereço eletrónico: grupomissaomundo@gmail.com.

RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top