Pedofilia: Católicos chamados a rezar pela Igreja Católica na Irlanda

Lisboa, 07 jun 2011 (Ecclesia) – O cardeal Cormac Murphy O’Connor pediu esta segunda-feira aos cristãos do mundo inteiro para que rezem pela Igreja Católica na Irlanda, que procura “recuperar” a sua identidade depois da crise provocada pelos casos de abusos sexuais a menores.

“Penso que, para lidar com esta situação, terá que haver muita honestidade e transparência, mas a oração também será necessária, para ajudar uma Igreja irlandesa que, no passado, tanto fez pelo catolicismo em todo o mundo” sublinhou o prelado inglês, em declarações à Rádio Vaticano.

O arcebispo emérito de Westminster foi um dos seis responsáveis católicos escolhidos por Bento XVI, em novembro do ano passado, para levar a cabo uma investigação sobre as causas que levaram aos atos de pedofilia cometidos por membros do clero irlandês.

A primeira fase da investigação, também apelidada de “visita apostólica” às dioceses, seminários e ordens religiosas, já foi dada como concluída por parte da Santa Sé.

O Vaticano adiantou ainda que, apesar de não estarem previstas mais visitas a dioceses e seminários, poderá ser necessário estabelecer contactos adicionais com algumas comunidades religiosas.

Até 2012, estas diligências deverão dar origem à publicação de um relatório, onde serão dados a conhecer os resultados dos inquéritos.

No mesmo documento, será analisada a aplicabilidade futura da carta pastoral de Bento XVI à Irlanda, em março de 2010, onde o Papa incentivava os católicos à “missão nacional”.

RV/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top