Lisboa, 27 mai 2011 (Ecclesia) – O filme ‘Encontrarás Dragões’, sobre a vida do fundador do Opus Dei, o padre Josemaria Escrivá, motivou a abertura de uma secção especial no site português da prelatura pessoal católica.
O novo espaço, intitulado ‘Um santo no cinema’, pretende corresponder “ao desejo de informação” suscitado pela obra de Roland Joffé, estreada a 19 de maio, refere uma nota de imprensa do Opus Dei enviada à Agência ECCLESIA.
A secção inclui a explicação do realizador sobre os motivos que o levaram a fazer o filme baseado na biografia do santo espanhol, além da entrevista a uma das responsáveis do Gabinete de Informação do Opus Dei em Roma, Marta Manzi.
A narrativa de ‘Encontrarás Dragões’ decorre durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), acompanhando a história de dois amigos de infância que escolhem caminhos distintos durante o conflito: Josemaria Escrivá torna-se padre, enquanto Manolo Torres toma parte nos combates como soldado.
O Opus Dei, dedicado à “santificação no trabalho e nas realidades da vida quotidiana”, foi fundado em 1928 e é hoje uma prelatura pessoal, designação que na hierarquia católica abrange organizações compostas por leigos e sacerdotes sob a autoridade de um bispo.
RM