Presença na Internet é outra iniciativa em perspectiva
Viana do Castelo, 16 Fev (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, anunciou a intenção de “escrever uma Carta Pastoral” para “interpelar as pessoas a uma evangelização”.
O anúncio foi feito na última terça-feira, dia 15, aos membros do conselho presbiteral, durante a sua reunião ordinária.
Os padres presentes puderam ter contacto com o projecto da construção de um portal da diocese na Internet, como mais um instrumento ao serviço desta Igreja local para interagir com os homens de boa vontade.
D. Anacleto salientou que ainda não está a redigir o documento, mas espera que este venha a ser um “anúncio e guia para a conversão à beleza e radicalidade da Palavra de Deus, de Jesus Cristo”, que seja “capaz de interpelar as pessoas a uma evangelização”.
A referida carta pastoral, explicou, está em consonância “com os desafios do Papa na visita a Portugal”, “com projecto da Conferência Episcopal, designado «Repensar a pastoral em Portugal», “vai ao cerne da Palavra de Deus” e quer ser ajuda para colocar a diocese “permanentemente em missão”.
Nesta reunião do conselho presbiteral, os membros foram desafiados a apresentarem propostas para o destino da “renúncia quaresmal”, uma forma dos fiéis, na quaresma, fazerem penitência através da renúncia e, ao mesmo tempo, realizarem o exercício da partilha e da caridade.
Os trabalhos do conselho prosseguiram com “uma breve apresentação da situação da diocese” que serviu de “introdução e estímulo” para suscitar várias sugestões de temáticas para o próximo “triénio pastoral”.
A importância da formação, com especial atenção à Iniciação Cristã; a atenção à vida concreta das pessoas, capaz de interpelar a Palavra; ter presente a fidelidade ao compromisso, sobretudo por parte dos sacerdotes, foram os principais temas sugeridos ao longo da reflexão.
O próximo conselho presbiteral, uma espécie de «senado» do bispo, está agendado para o dia 31 de Maio próximo.
PG/OC