Papa pede solidariedade com a Indonésia

Bento XVI reza pelas vítimas do tsunami e erupção vulcânica, lembrando ainda vítimas cheias no Benim

Bento XVI lançou hoje, 27 de Outubro, um apelo à solidariedade internacional para com as populações atingidas por catástrofes naturais na Indonésia e no Benim.

“Peço à comunidade internacional que se esforce para oferecer o necessário auxílio e aliviar as penas de quantos sofrem com estas devastações”, disse, no final da audiência pública que decorreu no Vaticano.

Num apelo lido em italiano, Bento XVI lembrou que “nas últimas horas, um novo terrível tsunami se abateu sobre as costas da Indonésia, atingida tambem por uma reupção vulcânica, provocando numerosos mortos e desaparecidos”.

O Papa manifestou a sua “proximidade e oração” a todos os afectados, lembrando os que ficaram sem casa e os que perderam a vida.

“Aos familiares das vítimas exprimo as mais vivas condolências pela perda dos seus entes queridos e a toda a população indonésia manifesto a minha proximidade e a minha oração”, assegurou.

 “Estou também próximo da querida população do Benim, atingida por contínuos aluviões, que deixaram muitas pessoas sem tecto e em precárias condições higiénico-sanitárias”, acrescentou.

O tsunami causado na Segunda-feira à noite por um sismo de 7,7 na escala de Richter, nas ilhas indonésias do oceano Índico, matou pelo menos 272 pessoas, estando ainda 4mais de 00 desaparecidas, segundo um novo balanço.

A Indonésia enfrenta ainda a erupção, desde Terça-feira, do vulcão Merapi, um dos mais activos ao mundo. Pelo menos 13 pessoas morreram devido a gases tóxicos libertados pelo vulcão.

Na África Central e Ocidental, o Benim é o país mais atingido pelas inundações dos últimos dias, com mais de 700 mil pessoas afectadas pela tragédia.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top