Lisboa: Patriarca pede uma Igreja missionária

O Cardeal-Patriarca de Lisboa deseja que no próximo ano pastoral a Igreja de Lisboa “mergulhe em Jesus Cristo”, recebendo dessa forma “aquele ardor necessário para uma ‘nova evangelização”’.

 “Desejo muito que, durante este Ano Pastoral, a nossa Igreja de Lisboa não viva uma religião do livro ou do discurso, mas que mergulhe, cada dia mais profundamente, em Jesus Cristo, o acontecimento definitivo da salvação, e receba aí aquele ardor necessário para uma ‘nova evangelização’”, escreveu D. José Policarpo, na Introdução ao Programa Diocesano de Pastoral para 2010-2011.

Sublinhando que “o que torna Deus presente e exigente são as suas intervenções na vida do seu Povo”, o Patriarca de Lisboa garante a actualidade da Palavra de Deus: “Cada novo acontecimento faz ouvir de novo a Palavra, já dita ou escrita no passado. Ao ritmo do acontecimento, ela torna-se actual, aplica-se ao momento presente, como Palavra viva que Deus nos diz agora. Ela deixa de ser apenas discurso e passa a ser interpelação vital, que nos mergulha em Deus e muda a nossa vida”.

Sobre a viagem do Papa a Lisboa – “um grande acontecimento, que nos surpreendeu, nos envolveu, nos interpelou, convidou tantos a renovar o coração e a transformar a vida” – D. José Policarpo salienta a missão deixada pelo Papa a todos os cristãos: “O Santo Padre interpelou-nos, várias vezes, para que a nossa vida seja testemunho, ou seja, acontecimento de salvação e não apenas discurso. A vida do cristão, no seio da sociedade, pode ser acontecimento de salvação, só assim será missão”.

O Patriarca de Lisboa termina a introdução ao ano pastoral 2010-2011 sublinhando que “a Igreja não está no mundo para o condenar, mas para o salvar”. Por isso, acrescenta, “só a Igreja pode anunciar o Evangelho como resposta aos anseios e expectativas dos homens”.

O Patriarcado de Lisboa publicou recentemente o Programa e Calendário Diocesano para o Ano Pastoral 2010-2011, que contém todas as iniciativas previstas para o próximo ano pastoral. Considerado um instrumento de acção pastoral indispensável para todas as estruturas da diocese, o Programa Diocesano de Pastoral para o próximo triénio (2009-2012) tem como tema “Assumir a Palavra de Deus como luz para a vida: alimento da oração, forma da comunidade e sustento da missão” e pode ser encontrado na Livraria Nova Terra, no Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa.

Diogo Paiva Brandão

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top