D. Jorge Ortiga diz que visita de Bento XVI vai ser uma «grande ajuda espiritual» para a Igreja em Portugal
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Jorge Ortiga, saudou a vinda de Bento XVI a Portugal, sublinhando que ela vai ser para a Igreja Católica portuguesa «uma grande ajuda espiritual e ao mesmo tempo eclesial».
O arcebispo de Braga afirmou que a Igreja Católica em Portugal «vive este momento com grande alegria» e apelou aos portugueses para que recebam o Papa «em festa», mas também que se preparem para acolher a mensagem que ele vai trazer.
«Queremos caminhar com ele, no sentimento interno, na oração e na abertura a tudo quanto nos comunicará, particularmente nos momentos mais significativos da sua visita», referiu D. Jorge Ortiga.
«Que hoje saibamos merecer esta visita do Santo Padre, prestando-lhe o carinho e dedicação e particularmente acolhimento de uma mensagem que nos vai dirigir», acrescentou o presidente da CEP.
O prelado manifestou ainda o desejo de que Bento XVI sinta da parte dos portugueses «uma grande comunião, um grande afecto, um grande carinho que é carecterístico da História de Portugal».
Na sua qualidade de presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, entidade que, juntamente com o Presidente da República, convidou Bento XVI a visitar Portugal, D. Jorge Ortiga é o principal anfitrião do Papa por parte da Igreja Católica em Portugal.
Bento XVI visita Portugal de 11 a 14 de Maio, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto.