Vaticano: Papa pede intervenção internacional para travar surto de Ébola na República Democrática do Congo

Leão XIV evocou ainda mortos em mina artesanal na República Centro-Africana

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 23 ago 2026 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje à intervenção da comunidade internacional para travar o surto de Ébola na República Democrática do Congo (RDC), que se tem vindo a agravar.

“Nas minhas orações, recordo frequentemente a República Democrática do Congo, em particular devido à propagação da epidemia de Ébola, que, infelizmente, está a causar muitas vítimas”, disse, após a recitação da oração do ângelus, no Vaticano.

Leão XIV pediu “uma resposta por parte da comunidade internacional”, que “envolva também as comunidades locais no trabalho de prevenção para salvar tantas vidas humanas”.

O surto de Ébola na RDC provocou mais de 2500 mortes e está a espalhar-se de forma exponencial, alertou esta sexta-feira o coordenador sénior das Nações Unidas para a doença, Julien Harneis.

A epidemia é provocada pela espécie Bundibugyo do vírus, para a qual não existem atualmente vacinas ou tratamentos aprovados.

O atual surto é o 17.º de Ébola registado no Congo e tornou-se, no final de julho, o maior da história do país em número de casos.

O Papa mostrou-se “igualmente próximo da população da República Centro-Africana, que chora as vítimas do desabamento ocorrido numa mina em Zamboye”, a 18 de agosto.

O deslizamento de terra ocorrido numa mina artesanal de ouro, no oeste da República Centro-Africana, provocou pelo menos 100 mortos.

“Que o Senhor acolha todos aqueles que perderam a vida e apoie o empenho em garantir a segurança e a legalidade dos locais de exploração mineira”, apelou Leão XIV, desde a janela do apartamento pontifício.

OC

Partilhar:
Scroll to Top