300 anos das procissões dos Santos Passos

A Confraria do Senhor dos Passos, de Valongo, foi instituída no Ano de 1710. No ano em que completa 300 anos realizam-se mais uma vez as procissões dos Santos Passos, dia 13 e 14 de Março.

Programa – Itinerário 2010
O programa contempla no Sábado, dia 13, pelas 21:30 h, a Procissão da Senhora da Soledade, que segue o itinerário dos Passos ou Calvários: Igreja Matriz, Rua de Sousa Paupério, Rua Dr. Nunes da Ponte, Rua de S. Mamede, Praça Machado dos Santos, Rua do Padrão, Passagem, Rua do Sol e, finalmente recolhe na Capela de Nossa Senhora das Neves, na referida Praça Machado dos Santos.

No Domingo, dia 14, pelas 15:30 h, tem lugar a Procissão do Senhor dos Passos, que sairá também da Igreja Matriz, percorre a Rua de Sousa Paupério, Rua Dr. Nunes da Ponte, Rua de S. Mamede, Praça Machado dos Santos, Rua do Sol, Rua Alves Saldanha, Rua do Padrão, Praça Machado dos Santos, Rua de S. Mamede, Rua Dr. Nunes da Ponte, Rua Conde Ferreira e faz uma posterior viragem à esquerda, em direcção à Igreja Matriz, onde recolhe.

Na Praça Machado dos Santos integra-se na Procissão o andor de Nossa Senhora da Soledade, que ali ficará na véspera, na Capela de Nossa Senhora das Neves.

No Lugar do Padrão tem lugar o “Sermão do Encontro”, e no decurso deste, os ouvintes assistem ao comovente encontro de Jesus com sua Mãe Dolorosa, a Senhora das Dores ou Soledade.

A Solene Procissão dos Passos oferece aos espectadores, em quadros alegóricos e encenação dramática, o mesmo que, na Missa de Ramos foi lido no Evangelho da Paixão. Nela desfilam as figuras que intervieram no julgamento, condenação e morte de Jesus: soldados, algozes e inimigos; mas também Cireneus e amigos, Madalenas arrependidas e piedosas mulheres. O Próprio Jesus, o Senhor dos Passos, levando a Cruz às costas, atravessa as ruas da Cidade, como outrora percorreu as de Jerusalém.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top