Estão a decorrer, no Seminário da Guarda, as Jornadas de Formação do Clero da Diocese da Guarda. “A dimensão evangelizadora e missionária do Ministério Ordenado” é o tema da iniciativa que arrancou esta manhã, 3 de Fevereiro.
Sobre as Jornadas, D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, refere que “As jornadas de Formação do Clero, acontecendo em Ano Sacerdotal, desejamos que elas sejam um contributo valioso para juntos redescobrirmos a importância do dom que recebemos na nossa ordenação”. E acrescenta: “Queremos que sejam dois dias essencialmente de encontro entre nós, na reflexão e na oração, para mutuamente nos ajudarmos a redescobrir os caminhos novos que este dom recebido nos manda percorrer”.
O primeiro é dedicado à dimensão evangelizadora e missionária do Ministério Ordenado. Os trabalhos estão a ser orientados pelo Padre António Gomes Dias, Provincial dos Redentoristas.
O segundo dia terá como ponto de partida o Simpósio Nacional do Clero, nomeadamente as propostas feitas pelo Beneditino alemão, Padre Anselm Grün. Este tema será apresentado pelo Padre José Brito, da diocese da Guarda.
No final dos trabalhos terá lugar a primeira apresentação de dados já existentes sobre a Assembleia-geral do Clero, que deverá ter lugar durante o Ano Sacerdotal.