O Carnaval de 2010 vai trazer à Diocese do Porto um momento único de alegria: uma Peregrinação de Confiança através da Terra. De 12 a 16 de Fevereiro, o espírito da Comunidade de Taizé vem até ao Norte de Portugal partilhar com mais de 3000 jovens uma dinâmica singular que há muitos anos une cada vez mais jovens.
O Porto acolherá mais de 3000 jovens em torno das “Fontes da Alegria”
De 13 a 16 de Fevereiro, mais de 3000 jovens reunir-se-ão no Porto para juntos procurarem as Fontes da Alegria, essa alegria que, nas palavras de D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, “nada nem ninguém nos poderá tirar”. São já cerca de 40 as paróquias da diocese que se dispõem a acolher este jovens peregrinos. Cerca de 700 famílias que se dispõem a abrir as portas das casas a quem vai chegar, sem saberem bem quem vem mas com a certeza de que quem vier será muito bem acolhido. Aproximadamente 2500 jovens já inscritos, a maioria dos quais portugueses, mas com 18 nacionalidades diferentes já representadas.
O programa deste Encontro centrar-se-á na descoberta dessas mesmas paróquias, durante a manhã, seguido durante a tarde, da possibilidade de conhecer melhor a cidade e de debater temas da actualidade, do quotidiano, em workshops espalhados pelo centro do Porto. Os momentos de oração comum serão às 21h no pavilhão Dragão-Caixa onde, juntamente com os oito Irmãos de Taizé que estarão presentes neste Encontro, se reunirão todos os jovens que participam neste Encontro.
A preparação para o Encontro começou em Julho, com as primeiras equipas das paróquias de acolhimento a divulgarem esta iniciativa às famílias. Agora que se aproxima o mês de Fevereiro, estamos concentrados em divulgar esta iniciativa à cidade, à diocese.
As origens da “Confiança”…
As Peregrinações de Confiança através de cidades europeias começaram há cerca de 30 anos, por iniciativa dos Irmãos de Taizé. Esta comunidade monástica deve o seu nome à pequena aldeia da Borgonha Francesa, onde o seu fundador, o Irmão Roger, chegou em meados do século passado, para uma iniciar uma vida, em comunidade, de oração. Os Irmãos, recusando quaisquer ofertas, escolheram viver do seu trabalho.
Uma experiência que foi crescendo e unindo jovens de todos os cantos do mundo….
Pouco a pouco algumas pessoas, concretamente as mais jovens, foram visitando os Irmãos e assim partilhando a sua experiência de vida. Os Encontros de Jovens, que tipicamente duram uma semana, começaram a saber a pouco. Ir a Taizé era bom, mas poder trazer Taizé consigo, no regresso a casa, era ainda melhor. Os Irmãos aperceberam-se disso mesmo e assim iniciaram uma Peregrinação de Confiança através da Terra. Primeiro no final de cada ano, numa grande cidade Europeia, milhares de jovens juntavam-se para passar o ano de forma diferente, procurando juntos sinais de esperança em seu redor. Depois já não apenas em cidades Europeias mas também da Ásia, da América e de África. O movimento foi crescendo e, em 2010, haverá Peregrinações de Confiança em Manila, em Sarajevo, em Santiago do Chile, em Roterdão e, em Portugal, na cidade do Porto.
Momentos para todos…
De 1 a 12 de Fevereiro, dois Irmãos de Taizé estarão presentes em orações diárias, às 19h, na Igreja das Taipas. E durante o Encontro haverá orações às 14h30, no dia 15 de Fevereiro, em quatro igrejas do centro do Porto: Trindade, S. Bento da Vitória, S, João Novo e S. Lourenço (Grilos). Toda a diocese está convidada a estar presente nestas orações. Os workshops que terão lugar nos dias 14 e 15 de Fevereiro, das 16h às 18h são igualmente abertos todos quantos queiram participar.
Os nossos votos…
Este será, certamente, um Carnaval que vai marcar o espírito da cidade do Porto, espalhar alegria pelos cantos da cidade. Da experiência de hospitalidade proporcionada pelas famílias à descoberta de iniciativas que visam dar um rosto mais humano à sociedade. A comunhão com Deus será celebrada em cada uma das dezenas de orações, numa vivência concreta em Igreja, em espírito de simplicidade, partilha e acolhimento.
Contamos convosco!
Romana Fresco, equipa do Encontro Ibérico de Taizé no Porto