A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, a decorrer de 18 a 25 de Janeiro, vai centrar-se no tema “Vós sois disso testemunhas”. Vem do capítulo 24 do evangelho de Lucas, que é o ponto central da celebração. Esse é também o lema que os cristãos da Escócia escolheram para celebrar o centenário da Conferência Missionária de Edimburgo. Em 1910, participantes do encontro em Edimburgo ouviram o testemunho profético que mostrava como as divisões entre cristãos não apenas enfraqueciam a eficiência missionária, mas também debilitavam a Igreja como corpo de Cristo na sua missão.
Em 2010, os cristãos da Escócia convidam os grupos ecuménicos a ler em voz alta todo o capítulo 24 de Lucas. Assim, a pregação, a acção de graças, a intercessão e a celebração por termos sido enviados em nome do mesmo evangelho podem ser plenamente desenvolvidas. Isso levará a uma apreciação da ressurreição de Cristo como fonte de comunhão eclesial, de envio para a missão, do laço intrínseco entre missão e unidade e, portanto, da contínua necessidade de renovar o nosso compromisso com a unidade cristã.
Foi precisamente essa demanda recíproca por evangelização e ecumenismo que os pioneiros do movimento ecuménico do século XX enfatizaram com tamanha fé, força e clareza. A Oração pela Unidade dos Cristãos, “Vós sois disso testemunhas.” (Lc 24), terá lugar nas datas e templos seguintes: 18 de Janeiro: 20h30 – Igreja Presbiteriana da Figueira da Foz; 19 de Janeiro: 21h00 – Igreja Católica de Cantanhede; 20 de Janeiro: 20h30 – Igreja Católica de Arazede; 21 de Janeiro: 20h30 – Igreja Católica de Alhadas; 22 de Janeiro: 20h30 – Igreja Católica de Portomar; 25 de Janeiro: 21h00 – Igreja Católica de São João Baptista de Coimbra.