Reunião de preparação do Sínodo do Médio Oriente aprofunda comunhão das Igrejas

O aprofundamento da comunhão nas Igrejas do Médio Oriente, e entre elas, foi um dos assuntos mais importantes do segundo encontro do Conselho que está a preparar a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para aquela região.

Durante a reunião, realizada a 24 e 25 de Novembro, no Vaticano, os participantes elaboraram um texto que está em fase de conclusão.

O secretário-geral do Sínodo dos Bispos, D. Nikola Eterović, acentuou a importância do testemunho e da evangelização.

“Na acção evangelizadora – disse – é preciso mostrar às novas gerações o grande património de fé e o testemunho das Igrejas, e isto é tarefa de todas as categorias eclesiais.”

Os membros do Conselho, entre eles o patriarca de Antioquia dos Maronitas, Cardeal Nasrallah Pierre Sfeir, o patriarca da Babilónia dos Caldeus, Cardeal Emmanuel III Delly, o prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Ivan Dias e o prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, sublinharam a importância das relações com os judeus e muçulmanos, insistindo na necessidade de diálogo e colaboração em actividades socioculturais.

O Conselho voltará a reunir-se nos dias 23 e 24 de Abril do próximo ano.

A Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para o Médio Oriente realizar-se-á de 10 a 24 de Outubro de 2010. Os participantes reflectirão sobre o tema “A Igreja Católica no Médio Oriente: Comunhão e testemunho. A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma (Act. 4, 32)”.

Com Rádio Vaticano

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top