A rede social europeia

http://www.netlog.com/

Apesar de actualmente menos divulgado, não podemos descurar, na análise que vimos a realizar a algumas redes sociais, uma plataforma que possui mais de 58 milhões de utilizadores.

A Netlog, é uma rede social destinada à juventude europeia, relativamente desconhecida nos Estados Unidos. Fundada em 1999 na Bélgica, em Portugal teve a sua enorme projecção decorria o ano de 2006. Um facto interessante é que esta rede teve durante muito tempo a denominação de facebox, tendo sido alterada para a actual designação, em Fevereiro de 2007.

Como em qualquer rede social que se preze, podemos criar o nosso perfil, associar fotos, aderir a grupos (clãs), carregar vídeos, ouvir música e partilhar tudo isso com os nossos amigos virtuais. Uma particularidade digna de registo, é de que esta plataforma não possui publicidade.

Podemos ajustar as configurações de segurança e definir o nosso perfil como privado ou público. Conseguimos indicar se pretendemos ser encontrados através das pesquisas, ou mesmo banir pessoas que não desejamos que nos sigam. Naturalmente que todas estas restrições, tornam o processo de criação da nossa rede de amizades, bastante mais complicado. Ao contrário da grande maioria das redes sociais, a Netlog não permite que se adicionem códigos html ou CSS para personalização do aspecto do nosso perfil, só o podemos fazer através das ferramentas disponibilizadas para tal.

Dentro deste ambiente virtual, temos a capacidade de comunicar instantaneamente através do chat. Este permite-nos “falar directamente com outros membros da Netlog” de uma maneira rápida e com muita facilidade, tendo um funcionamento muito próximo do msn messenger da microsoft.

Outro conceito interessante é o de clã. Os clãs “são grupos criados pelos membros da Netlog para os membros da Netlog com os mesmos interesses. Os clãs podem ser criados para membros que gostam de bichos exóticos, viagens, fotografia, etc., podendo ser abertos ao público ou privados, isso depende do dono do clã.”

Aqui fica mais uma rede social interessante e que possui, como vimos, alguns pontos fortes, comparativamente com outras.

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top