Bento XVI pode inaugurar iluminação do Cristo Rei

Actividades religiosas, culturais e sociais continuam a assinalar os cinquenta anos do monumento

O Papa poderá inaugurar a nova iluminação do Cristo Rei, em Almada, afirmou à Agência ECCLESIA o reitor do Santuário, Pe. Sezinando Alberto.

O novo enquadramento luminoso poderá ser ligado à distância, quando Bento XVI estiver em Lisboa, no decurso da sua visita a Portugal, em Maio do próximo ano. Se esta possibilidade não se concretizar, as luzes serão acesas em Fevereiro de 2010.

Santuário lembra emigrantes que trabalharam na construção do Cristo Rei

Neste Sábado, o pavilhão gimnodesportivo do Feijó, em Almada, recebe o espectáculo «De braços abertos». A iniciativa, marcada para as 22 horas, conta com a participação de artistas originários de países lusófonos: Joana Amendoeira, Nancy Vieira, Adriana Miki, Guto Pires, André Cabaço e Yami.

“Queremos chegar aos emigrantes de língua oficial portuguesa que estão no nosso país, evocando aqueles que há 50 anos contribuíram para a construção do monumento de Cristo Rei”, referiu o reitor do Santuário. 

As receitas revertem para o Fundo de emergência social da Diocese de Setúbal. “No seu cinquentenário, o Santuário não esquece as pessoas carenciadas”, recordou o Pe. Sezinando.

Quem comprar bilhete para o espectáculo terá um desconto de 50% na subida à imagem de Cristo Rei. A oferta é válida até 7 de Janeiro de 2010, mediante a apresentação daquele ingresso.

Escultura do Cardeal Cerejeira homenageia bispos e responsáveis pela edificação

No Domingo, dia de Cristo Rei, será prestada homenagem às pessoas que ajudaram a levantar o monumento, através do descerramento do busto do Cardeal Manuel Gonçalves Cerejeira, Patriarca de Lisboa entre 1929 e 1971. A cerimónia está marcada para as 16 horas.

A obra contém os nomes do arquitecto, engenheiro e escultor do monumento, bem como dos bispos que em 20 de Abril de 1940 fizeram o voto de erigir o Cristo Rei.

O trabalho inclui a efígie do padre jesuíta Sebastião Pinto, responsável por uma campanha de angariação de fundos que se prolongou durante 22 anos.

Às 17 horas, o bispo de Setúbal, D. Gilberto Canavarro dos Reis, presidirá à missa celebrada naquele espaço sagrado.

A data da solenidade será igualmente assinalada pela renovação do site do Santuário.

A partir do próximo Domingo, será possível comprar produtos e fazer pedidos de oração, consultar e subscrever as edições de um boletim informativo, ter acesso a reflexões sobre o texto bíblico do Evangelho lido nas missas de cada dia, ver imagens antigas e recentes do Cristo Rei e consultar as notícias das actividades realizadas pelo Santuário.

Cantata conclui comemorações do cinquentenário

A visita do Papa a Portugal será preparada através de um congresso sobre a encíclica «Caritas in veritate», de Bento XVI. A iniciativa, que ainda não tem data marcada, realizar-se-á previsivelmente em Março ou Abril.

O encerramento das cerimónias alusivas ao cinquentenário será assinalado com uma «Cantata a Cristo Rei», com música do Cón. Ferreira dos Santos e letra de D. Carlos Azevedo. O concerto ocorrerá a 15 de Maio, na igreja matriz de Almada.

O Pe. Sezinando está a estudar a entrada do Santuário no Instituto Internacional do Coração de Jesus, com sede em Valladolid, Espanha. “O senhor bispo de Cárceres, que é presidente deste Organismo, quer que o Santuário seja o seu rosto em Portugal”, explicou o reitor.

Se a integração se concretizar, é possível que Almada receba a edição de 2010 do congresso internacional dedicado ao Coração de Jesus, que habitualmente se realiza em Espanha.

O relato das actividades relacionadas com o cinquentenário do Cristo Rei será publicado em livro, no próximo ano.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR