D. Armando Esteves Domingues disse que é necessário pedir «seriamente pela paz», dom que «só Deus pode dar aos homens»

Angra do Heroísmo, Açores, 31 mar 2026 (Ecclesia) – O bispo de Angra presidiu hoje à Missa Crismal, com bênção dos óleos e renovação das promessas sacerdotais, com padres da ilha Terceira, do Faial, do Pico e das Flores, na Sé diocesana, em Angra do Heroísmo.
“Fomos ungidos para os pobres desta terra. Quem renova as promessas diante de Deus não pode viver de costas voltadas para os pobres, porque o altar e a periferia pertencem ao mesmo Evangelho”, disse D. Armando Esteves Domingues, na homilia da celebração, enviada à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Angra.
O bispo de Angra destacou que “a opção pelos pobres não é um adorno social do ministério”, mas “é critério de fidelidade”, aos sacerdotes da ilha Terceira, e de outras ilhas dos Açores, nomeadamente do Faial, do Pico e das Flores, reunidos na Sé.
“A unção que recebemos não é só para celebrar dignamente, mas para tocar estas feridas com a proximidade, com a palavra que consola e, quando necessário, com a denúncia que incomoda.”
D. Armando Esteves Domingues, a partir do texto “muito concreto” do profeta Isaías, que fala dos “pobres, cativos, cegos, oprimidos, aflitos”, afirmou que “são rostos” que encontram na Diocese de Angra, e têm nomes.
“Idosos sós, pessoas sem-abrigo, famílias esmifradas, jovens sem horizonte, reclusos, doentes mentais, migrantes, vítimas de abusos, colegas padres desanimados, doentes ou cansados”, indicou, na homilia onde destacou a importância da formação permanente e da fraternidade presbiteral.
O portal online ‘Igreja Açores’ informa que o bispo de Angra fez também um apelo à oração pela paz e pela liberdade religiosa, lembrou a situação vivida na Terra Santa, nomeadamente no Domingo de Ramos, quando o patriarca Latino de Jerusalém e o custódio da Terra Santa foram impedidos de celebrar na igreja do Santo Sepulcro.
“Vivemos uma Semana Santa; peçamos seriamente pela paz, um dom que só Deus pode dar aos homens”, referiu D. Armando Esteves Domingues, pedindo oração “por todos os mártires da paz”.

Na Diocese de Angra, o bispo antecipa habitualmente a celebração da Missa Crismal, a bênção dos santos óleos – dos catecúmenos, dos enfermos e do crisma –, para que os sacerdotes possam regressar às suas paróquias e comunidades para o Tríduo Pascal; esta terça-feira, presidiu na Sé, na Ilha Terceira, e, começou a semana com o clero de São Miguel, que renovou também as suas promessas sacerdotais, na igreja matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada.
D. Armando Esteves Domingues vai presidir ao Tríduo Pascal na Sé diocesana, a partir da Missa da Ceia do Senhor, na tarde de Quinta-feira Santa, as celebrações vão ser transmitidas em direto, pela RTP Açores, e pelo Rádio Clube de Angra.
CB/PR
