Escola com visão

10.º Congresso de Escolas Católicas aborda futuro das instituições

A cidade espanhola de Toledo recebe entre esta Quinta-feira e o próximo Sábado – 26 a 28 de Novembro – o 10.º Congresso de Escolas Católicas.

Para o director da organização, Carlos Ruiz Fernández, o tema escolhido para este ano é a forma de “expressar que os centros de escolas católicas têm uma visão de futuro e não se conformam com um olhar fechado sobre o presente”. Segundo aquele responsável, as instituições de ensino católicas “analisam, estudam e pensam” o futuro, uma vez que “os nossos alunos estarão conectados com a sociedade de amanhã”.

Programa

Ao longo dos três dias são esperadas muitas intervenções de conhecidos profissionais de prestígio que vão colocar ” as suas propostas, experiências e projectos”, de modo a “aprofundar e desenhar o futuro da escola católica.

Entre os conferencistas contam-se nomes como o de Ángel Gabilondo Pujol, ministro da Educação espanhol, D. Antonio María Rouco Varela, presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Elena Martín Ortega, doutorada em psicologia e professora titular da Faculdade de Psicologia da Universidade Autónoma de Madrid, e Jaime Mayor Oreja, eurodeputado do Partido Popular espanhol e ex-ministro do Interior, entre outros.

Carlos Ruiz Fernández considera que este programa “pretende preparar convenientemente a escola católica para o futuro”, permitindo “ler com uma chave cristã a sociedade do futuro, propor competências que serão necessárias para os alunos no seu amanhã, situar a escola católica num mundo marcado pela pluralidade religiosa” e traçar “os rasgos que distinguirão os líderes e as organizações com visão no mundo”.

Comité de Honra

Ao fim de dez edições, Carlos Ruiz Fernández considera que se adquiriu já “uma larga experiência”. quer pela “excelente resposta ao nível das assistências quer ao nível dos conferencistas”, fazendo deste congresso um dos mais “importantes do mundo em matéria de educação”.

Para isso não é indiferente o facto de a Comissão de Honra ser constituída pelos Reis de Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, presidente do Governo Espanhol, Ángel Gabilondo Pujol, Ministro da Educação, D. Antonio María Rouco Varela, presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Gerardo Díaz Ferrán, Presidente da CEOE, Carmen Maestro Martín, presidente do Conselho Escolar do Estado Espanhol, Inmaculada Tuset Garín, presidente das Escolas Católicas, e Lorenzo Peñasco Cervigón, presidente das Escolas Católicas da província de Castilla-La Mancha.

Portugueses presentes

A Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã, através do Departamento das Escolas Católicas, vai estar representada no congresso pela Ir. Isabel Vaz, directora do Colégio Amor de Deus, Maria Adelaide da Costa Moreira, directora do Colégio de São José de Bairros, e Jorge Cotovio, responsável pelo núcleo das escolas católicas de Coimbra.

Consulte o programa aqui.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top