Documento orientado propõe mudança de paradigma estrutural, após consulta aos jovens

Guarda, 07 mar 2026 (Ecclesia) – O Conselho Nacional da Pastoral Juvenil (CNPJ) encontra-se reunido hoje na Guarda para debater o novo documento orientador para a ação da Igreja Católica junto das novas gerações em Portugal.
“É um Conselho Nacional que certamente vai ficar registado na história da pastoral juvenil, porque vai ser aprovado o ‘Quadro de Referência da Pastoral Juvenil’, que é uma espécie de síntese da proposta comum para todos os organismos e dioceses”, afirmou D. Nuno Almeida, presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família, em declarações ao Jornal ‘A Guarda’ e enviadas à Agência ECCLESIA.
O encontro, que decorre no auditório da Câmara Municipal local, assinala o quinto passo do processo “Escuta 360º – Juntos, a escutar o futuro”, destinado a recolher os contributos das bases.
“O objetivo é apresentar um documento orientador para os próximos anos. Escutámos os jovens e as comunidades para perceber o que esperam da pastoral juvenil e como podemos caminhar juntos”, explicou o coordenador do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, Pedro Carvalho.
O texto em reflexão resulta de um ano de trabalho colaborativo, após indicação da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) de novembro de 2024, e propõe uma mudança de paradigma estrutural.
“A pastoral juvenil não é fazer coisas para os jovens, mas contar com os jovens na construção da Igreja”, sublinhou o bispo da Guarda, D. José Miguel Pereira, destacando a importância do método sinodal.




A organização decidiu realizar a reunião magna dos responsáveis diocesanos e dos movimentos juvenis fora dos grandes centros do litoral, assumindo uma estratégia de descentralização.
“Quisemos trazer este momento para uma diocese do interior, colocando em prática o convite do Papa Francisco para irmos às periferias”, justificou Pedro Carvalho.
O documento final será posteriormente apresentado à CEP e, quando aprovado, servirá como guião de orientação comum para todas as dioceses e comunidades portuguesas nos próximos anos.
A agenda de trabalhos da Guarda inclui ainda a preparação para os próximos grandes eventos internacionais e nacionais, nomeadamente o Jubileu dos Jovens em Roma, o encontro REJOICE em Lamego e a Jornada Mundial da Juventude de 2027, em Seul.
OC
