Ataques israelitas agravam crise humanitária no país

Beirute, 05 mar 2026 (Ecclesia) – A Cáritas do Líbano ativou a sua resposta de emergência para socorrer dezenas de milhares de deslocados, na sequência do agravamento dos bombardeamentos no sul do país e no Vale do Bekaa.
“No Líbano, esta escalada teve consequências humanitárias imediatas e devastadoras”, alerta a organização humanitária, em comunicado.
A nova escalada militar no Médio Oriente provocou a morte de pelo menos 52 pessoas e ferimentos em 154 nas primeiras horas dos ataques aéreos israelitas, desencadeados a 2 de março.
“As nossas clínicas médicas móveis foram destacadas para o sul do Líbano, prestando consultas médicas e medicamentos essenciais às famílias afetadas”, descreve a Cáritas, em nota divulgada pela rede internacional da organização Católica.
A pressão sobre as infraestruturas de acolhimento aumenta a cada hora, com 114 dos 191 abrigos improvisados em escolas e edifícios públicos a operarem já acima da sua capacidade máxima.
A Cáritas ativou a Unidade de Resposta a Emergências e coordena atualmente com as autoridades nacionais a preparação de 325 abrigos coletivos para acolher as populações em fuga.
Os voluntários expandiram as cozinhas comunitárias e iniciaram a distribuição urgente de refeições quentes, colchões, cobertores e almofadas aos populares afetados pela guerra.
“A solidariedade global é essencial agora para nos ajudar a sustentar e ampliar esta resposta que salva vidas, para os mais vulneráveis”, apela a Cáritas.
As autoridades locais e as agências humanitárias preparam-se para um agravamento da crise no terreno, face ao aumento dos ataques militares em todo o Médio Oriente.
OC
