Saber envelhecer

A 16 e 17 de Outubro, a Casa de Saúde Bento Menni, na Guarda, acolhe as III Jornadas com o tema “Saber Envelhecer”. Na sessão de abertura, marcada para as 9.30 horas, vão usar da palavra Pissarra da Costa, Director Clínico da Casa de Saúde bento Menni e Ilídio Carneiro, Presidente do Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, seguindo-se um concerto pelo Coro Sénior do Centro Cultural da Guarda.

A primeira mesa redonda tem início às 11.00 horas, e abordará o tema “Envelhecimento activo”, sendo moderador Américo Rodrigues. A tarde do primeiro dia começa (14.30 horas) com a conferência “Dentro do crepúsculo” por António Manuel Gomes.

A segunda mesa redonda, às 15.30 horas, tem como tema “envelhecimento com doença” e será moderada por Carlos Carvalho, e conta com as intervenções de Nuno Cunha (Perturbações psicóticas no idoso), Ana Fonseca (avaliação nutricional em idosos institucionalizados), Dias Costa (A dor no idoso) e Georgina Marques e Cristóvão Marques (infecção urinária no idoso).

O segundo dia das Jornadas começa com a conferência “Capacidade de Decisão no Idoso Doente”, por Horácio Firmino. A terceira mesa redonda será sobre “envelhecimento com dignidade” e tem como moderador Carlos Leitão. Haverá comunicações de Óscar Ribeiro (stress nos cuidadores), José Aparício (idosos em segurança), Marino Ferreira (amor no envelhecer), Virgílio Bento (velhos são os trapos).

A conferência da tarde (14.30 horas) será apresentada por Joaquim Cerejeira e abordará o tema “psico-educação em saúde mental do idoso).

“Ética no envelhecer” é o tema da última mesa redonda que será moderada por Duarte Falcão e contará com as comunicações de Alice Roseiro (boas práticas de humanização), Luís Cortez Pinto (como prevenir a violência sobre idosos) e Paula Carneiro (cuidados no fim da vida).

Na sessão de encerramento, marcada para as 16.15 horas, vão usar da palavra Lúcia Reduto, Carla Costa e Ana Escada.

“Realço a importância desta realização, pelos temas a tratar, para a comunidade em geral e para os que desenvolvem o seu estudo ou a sua actividade profissional na área do envelhecimento”, escreve Pissarra da Costa, da Comissão Organizadora das III Jornadas “Saber envelhecer”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top