Pastoral Universitária acolhe novos alunos

Lisboa, Porto e Coimbra são as cidades portuguesas que recebem o maior número de estudantes

Com o início de mais um ano lectivo, as universidades portugueses alteram a sua composição. Chegam milhares de alunos a estas instituições. Em declarações à Agência ECCLESIA Helena Neves, responsável pela Pastoral Universitária na diocese de Lisboa, sublinha que os calendários com as actividades deste ano foram divulgados. “Actualmente, estamos a preparar a «Missa das Universidades»”, a celebrar dia 29 de Outubro, na Igreja do Coração de Jesus, em Lisboa, para congregar “os católicos presentes no meio”.

Esta celebração marca o início de mais um ano no ambiente universitário. “Uma forma de nos encontrarmos uns aos outros e reavivarmos a nossa missão” – disse. Mesmo em tempo de férias escolares, Helena Neves contou que, especialmente nos meses de Julho e Agosto, a Pastoral Universitária em Lisboa recebe muitos contactos de estudantes a solicitar informações. “Essencialmente, pediam ajuda na procura de residências e quartos”.

Lisboa, Porto e Coimbra são as cidades portuguesas que recebem o maior número de estudantes universitários todos os anos. O Pe. António Bacelar, responsável por este sector na diocese do Porto, salienta à Agência ECCLESIA que “a Pastoral Universitária não é, somente, uma pastoral juvenil visto que abrange também os docentes, investigadores e funcionários”.

A «celebração dos iniciantes» na diocese do Porto está marcada para 14 de Outubro. É a primeira actividade deste ano lectivo, mas estão atentos aos estudantes com dificuldades sociais. Nos últimos anos “recorreram cerca de 700 alunos e conseguimos partilhar 200 mil Euros com eles” – garantiu o Pe. António Bacelar. A Pastoral Universitária do Porto tem um fundo de solidariedade para estes apoios que “é uma expressão de comunhão de bens entre a população universitária”.

Na totalidade entraram 45 mil novos alunos no Ensino Público. Em relação aos que acabaram o curso, a responsável pela Pastoral Universitária de Lisboa adianta que são “falsas saídas”. “Acabaram a licenciatura, mas foram fazer mestrado” – completa. Devido ao processo de Bolonha há “um maior número de alunos a frequentar o mestrado”. E aponta outra curiosidade: “este ano abriram mais cursos no Pós-Laboral”

Universitários preparam visita de Bento XVI
Com o anúncio da visita de Bento XVI a Portugal, Helena Neves afirma que a vinda do Papa “é um novo desafio colocado à Pastoral Universitária”. Em Lisboa, a Bênção dos finalistas está marcada para o dia 15 de Maio. “Fomos apanhados de surpresa e pensámos logo na bênção dos finalistas. Temos de repensar as datas”

No Porto, o programa da Pastoral Universitária está “muito preenchido porque “temos a «Missão 2010» na diocese do Porto” – realça o Pe. António Bacelar. E acentua: “não sei se teremos forças para mais actividades”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top