Cáritas de Viana paga livros e material escolar

A Cáritas Diocesana de Viana do Castelo viu-se “obrigada” a abrir uma linha de apoio aos mais carenciados que lhes permita fazer face aos avultados custos dos materiais didácticos e os livros escolares.

Segundo José Machado, até este ano tinham sido residuais os pedidos de comparticipação, contudo com o avolumar-se de pedidos “vimo-nos obrigados a responder e a comparticipar este material”. O presidente da Cáritas Diocesana questiona as exigências de material que são feitas desde os primeiros dias no Primeiro Ciclo do Ensino Básico, contudo garante que “se é aquilo que os professores exigem, nós vamos pagar”.

Em Viana do Castelo, a Cáritas tem vindo a registar um crescimento no número de solicitações de apoio, desde os géneros alimentares e roupas, o mais comum ao longo dos tempos, a uma cada vez maior necessidade de comparticipação medicamentosa ou para o pagamento de luz e água. No que toca à procura de vestuário, regista-se um acréscimo de solicitações de peças de roupa para crianças e adolescentes, explicou José Machado.

A Cáritas Diocesana até 31 de Julho havia apoiado 503 pessoas, muitas vezes representando famílias, sendo que 96 destes atendimentos eram novos casos de necessidade. Em igual período de 2008 havia apoiado 310, sendo 53 novos casos.

Redacção/Diário do Minho

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top