Angra: Padre Norberto Brum apresenta «Palavras da Palavra», com editoriais do suplemento ‘Afetos’ e textos inéditos
«Pretendem tocar a realidade do nosso tempo, ajudar-nos a mergulhar na Palavra e oferecer um ponto de reflexão e de referência», explica sacerdote açoriano
Angra do Heroísmo, Açores, 22 jan 2026 (Ecclesia) – O padre Norberto Brum (Angra) vai lançar o livro ‘Palavras da Palavra’, que reúne os editoriais do suplemento ‘Afetos’ e textos novos, este domingo, dia 25 de janeiro, na igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Delgada.
“São reflexões simples sobre a Palavra de Deus, não são estudos teológicos. Pretendem tocar a realidade do nosso tempo, ajudar-nos a mergulhar na Palavra e oferecer, em cada domingo, um ponto de reflexão e de referência”, explicou o sacerdote açoriano, citado pelo portal online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra.
O livro ‘Palavras da Palavra’ vai ser apresentado no ‘Domingo da Palavra de Deus’ 2026, no dia 25 de janeiro, pelas 17h00 locais (mais uma hora em Portugal continental), na igreja de Nossa de Fátima, no Lajedo, em Ponta Delgada, numa sessão aberta a toda a comunidade.
“O mais importante não é dar visibilidade ao livro, mas à própria Palavra de Deus; estas páginas pretendem conduzir-nos ao Evangelho, à Palavra verdadeira que é Jesus Cristo”, acrescentou, sobre a obra com cerca de 500 páginas.
Segundo o padre Norberto Brum, este livro surge do pedido de leitores que queriam ter os editoriais do ‘Afetos’, um suplemento semanal da Pastoral Juvenil da Diocese de Angra publicado no jornal Diário dos Açores, reunidos num formato acessível e duradouro.
‘Palavras da Palavra’ abrange todos os domingos dos três ciclos litúrgicos (A, B e C), as festas, solenidades e memórias particularmente celebradas na Diocese de Angra, e quer “desmistificar e simplificar a Palavra, tornando-a próxima e acessível a todos”.
Para completar o ciclo litúrgico, o sacerdote açoriano escreveu ainda “textos inéditos sobre domingos e festas”, para o livro que foi ilustrado com desenhos das crianças da Casa do Gaiato da ilha de São Miguel.
O pároco de Nossa Senhora de Fátima do Lajedo, a mais nova igreja da cidade de Ponta Delgada, que foi durante anos o diretor da Pastoral Juvenil da Diocese de Angra, realça que esta publicação se dirige “a todos”: “jovens, adultos, pessoas com mais ou menos formação, mais ou menos envolvidas na comunidade”.
A sessão de lançamento do livro ‘Palavras da Palavra’ será marcada por um ambiente celebrativo, com momentos de oração e música, destacando a centralidade da Palavra, informa o sítio online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra.
O padre Norberto lembrou ainda que a celebração do ‘Domingo da Palavra de Deus’ 2026 coincide com a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (18 a 25 de janeiro), reforçando o simbolismo de um momento que “constrói e edifica comunidade”.
A Igreja Católica prepara-se para celebrar o Domingo da Palavra (25 de janeiro), estabelecido no 3.º Domingo do Tempo Comum, pelo Papa Francisco, a 30 de setembro de 2019.
O Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil de Angra pretendia que o suplemento ‘Afetos’, publicado aos domingos, nas páginas centrais do jornal ‘Diário dos Açores’, fosse “a voz dos jovens”, contando com a participação de “todas as ilhas dos Açores”, para as diferentes secções: ‘Editorial’; a ‘Palavra com Vida’, com as leituras de domingo e “sempre um comentário”; ‘Sabias que…’; o ‘Por cá’ e ‘Por lá’, respetivamente “com tudo o que se vai passando com a diocese” e “tudo o que tem a ver com a Igreja universal”; e o ‘Entre nós…’, um lugar para a “partilha de experiências, de vivências, de jovens, de instituições”.
CB

