Braga: Ciclo de conferências centrado nos desafios éticos do século XXI
Braga, 21 jan 2026 (Ecclesia) – O Setor da Cultura da Arquidiocese de Braga promove um ciclo de conferências subordinado ao tema «A Pessoa no Centro: Desafios Éticos do Século XXI» que vai decorrer na Biblioteca Lúcio Craveiro naquela cidade.
Com o objetivo de dotar as pessoas de “ferramentas de reflexão crítica sobre os dilemas contemporâneos”, as conferências acontecem às sextas-feiras, com início já neste dia 23, sempre às 21h00, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
“As decisões que tomamos, sejam elas pessoais, profissionais ou coletivas, moldam o mundo em que vivemos e revelam o sentido que damos à liberdade, à verdade e à responsabilidade”.
A ética assume-se como uma reflexão sobre “todo o agir humano, sendo o alicerce para compreendermos o papel dos valores morais na construção da pessoa e da sociedade”.
Num mundo “tão inconstante e complexo”, torna-se “imperativo saber agir e, acima de tudo, compreendermos como agir com consciência e responsabilidade”.
Esta formação, com a duração total de 13 horas, é validada para professores pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua) e tutelada pela Universidade Católica Portuguesa.
A ação está acreditada para os Ensinos Básico e Secundário, incidindo na área da formação ética e deontológica.
Embora se dirija prioritariamente aos docentes, este ciclo de conferências é aberto à participação de toda a comunidade que se identifique com a missão da Pastoral da Cultura de Braga.
LFS
|
PROGRAMA – 23 janeiro – Ética e Medicina: uma reflexão sobre a vida, a dor e a decisão através da análise de dilemas da bioética e da dignidade humana (Médico António Sarmento) – 30 janeiro – Ética na Era Digital: um debate sobre os impactos da Inteligência Artificial, das redes sociais e da desinformação na liberdade e na verdade. (Filósofo Artur Galvão) – 13 fevereiro – Ética e Ecologia: uma discussão sobre o cuidado da casa comum que a todos nos envolve. (Teóloga Isabel Varanda) – 20 fevereiro – Ética e Justiça Social: uma abordagem sobre o indivíduo, a comunidade e a justiça social perante fenómenos como a exclusão e a desigualdade. (Arcebispo de Braga D. José Cordeiro) – 06 março – Ética e Economia: uma análise da relação entre a economia, o trabalho e o bem comum ao serviço da justiça social. (Economista Manuel Caldeira Cabral) |

