Deficiência visual: Associação Promotora do Ensino dos Cegos (APEC) organiza congresso em Lisboa
Lisboa, 14 jan 2026 (Ecclesia) – A Associação Promotora do Ensino dos Cegos (APEC) vai realizar, nos dias 20 e 21 de março de 2026, o seu I congresso, que terá lugar na Fundação Oriente, em Lisboa.
Este será um momento “particularmente marcante de reflexão, debate e construção de respostas sobre o futuro das pessoas com deficiência visual em Portugal”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Com o tema «As pessoas com deficiência visual têm futuro? – Ameaças e oportunidades», o congresso propõe-se “analisar os desafios atuais e emergentes que afetam as pessoas cegas ou com baixa visão, bem como identificar oportunidades concretas que promovam a sua inclusão social, educativa, profissional e cultural”.
Num país onde se estima que “existam mais de 625 mil pessoas com deficiência visual”, este encontro assume “especial relevância no contexto das políticas públicas, da inovação tecnológica e das transformações sociais em curso”.
Fundada em 12 de março de 1888, a APEC é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com uma missão clara: a defesa dos direitos e interesses das pessoas com deficiência visual, promovendo a sua plena participação cultural, social e profissional na sociedade.
LFS
Portugal: Cegos procuram as acessibilidades para «viver a fé às escuras»

