Funchal: D. Nuno Brás ordena dois padres e lembra que o sacerdote «pertence a Cristo e aos irmãos»

Bispo diocesano alerta para tentação da «autossuficiência»

Foto: Jornal da Madeira/Duarte Gomes

Funchal, Madeira, 10 jan 2026 (Ecclesia) – O bispo do Funchal presidiu hoje, na Sé, à ordenação sacerdotal de Diogo Sousa e Marcos Rebelo, sublinhando que a missão do padre é ser “servo da vocação” de cada cristão, numa vida de entrega total.

“Um padre não se pertence: pertence a Cristo e pertence aos irmãos”, declarou D. Nuno Brás na homilia da celebração.

Perante uma assembleia que reuniu centenas de participantes, incluindo familiares dos novos padres e membros do clero diocesano, o responsável católico explicou que a missão central do sacerdote é ajudar os fiéis a viverem plenamente a santidade, “retirando todas as consequências dos dons batismais que receberam”.

“Tudo o que fazemos e tudo o que somos é por causa dos cristãos que nos estão confiados e da sua vocação primeira e definitiva à santidade”, referiu

Diogo Sousa, natural do Caniçal, e Marcos Rebelo, da Calheta, ouviram D. Nuno Brás afirmar que a vocação sacerdotal é resposta a uma escolha de Deus, que “amou desde toda a eternidade”.

“Deus, que vos escolheu para serdes a sua presença no meio do seu povo, jamais vos faltará”, disse.

O bispo do Funchal deixou, no entanto, um alerta contra os riscos espirituais do ministério, pedindo a Deus que afaste dos novos padres “toda a tentação de orgulho e autossuficiência”, atitudes em que “facilmente podem cair aqueles para quem todos olham como referência da vida da fé”.

No início da Eucaristia, o responsável católico lembrou que a Igreja é a “extensão da encarnação”, onde Jesus continua a fazer-se presente, nomeadamente através daqueles que são a “presença sacramental” de Cristo, os sacerdotes.

D. Nuno Brás agradeceu ainda a todos os que contribuíram para a formação dos novos padres, desde as famílias e paróquias até às equipas formadoras dos seminários, informou o ‘Jornal da Madeira’.

OC

Partilhar:
Scroll to Top