Católicos agredidos e presos no Vietname

As autoridades do Vietname detiveram 18 católicos que tentavam erguer um pequeno altar no local onde existia uma igreja, destruída em 1968, por bombas lançadas pelos Estados Unidos, durante a guerra entre os dois países.

O episódio ocorreu na manhã da última Segunda-feira, na província central de Quang Binh, adianta a Rádio Vaticano.

Da antiga igreja, somente a torre e as paredes permanecem de pé e, de 1968 até hoje, os fiéis celebram a missa ali, ao ar livre, ou nas suas próprias casas, mas nunca desistiram de seu direito de ter uma nova igreja. Em 1991, o local foi transformado num memorial.

Na Segunda-feira, o grupo de fiéis colocou uma cruz e um altar no interior do recinto. Mais de 100 polícias e agentes de segurança chegaram ao local, impedindo-os de prosseguir o trabalho.

Os fiéis afirmam que foram agredidos pela polícia, colocados em veículos militares e presos, segundo o secretário da Diocese de Vinh, Pe. Antoine Pham Dinh Phung. As autoridades vietnamitas negam que tenha havido violência.

As disputas por antigos terrenos religiosos são frequentes no Vietname, desde 1954, quando os comunistas assumiram o poder e expropriaram centenas de propriedades da Igreja.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top