Abertura do Ano Sacerdotal em Leiria

Dia 13 de Julho, na solenidade do aniversário da dedicação da igreja catedral.

O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, escreveu uma carta aos padres a propósito do início do Ano Sacerdotal. Nela anuncia que a abertura deste ano especial, na Diocese, terá lugar no dia 13 de Julho próximo, na celebração da Eucaristia, na Catedral de Leiria. Nesse mesmo dia, ocorre a solenidade do aniversário da dedicação da igreja catedral.

Com a iniciativa do ano sacerdotal, por ocasião da ocorrência do 150º da morte de São João Maria Vianey, Pároco de Ars, pretende-se, escreveu o papa Bento XVI, "contribuir para fomentar o empenho de renovação interior de todos os sacerdotes para um seu testemunho evangélico mais vigoroso e incisivo" e ainda promover em toda a Igreja o reconhecimento e a gratidão pelo "dom imenso que são os sacerdotes não só para a Igreja mas também para a própria humanidade".

O Ano Sacerdotal pretende "levar os próprios padres a redescobrir a beleza do seu sacerdócio, a dar um "salto de qualidade" na sua vida espiritual e pastoral, na sua entrega a Cristo e ao seu povo, para corresponderem o mais dignamente possível ao dom e à responsabilidade de que são portadores" – escreve D. António Marto. Por tudo isto, o Ano Sacerdotal é um apelo aos sacerdotes "a um exame de consciência e a dar um salto de qualidade na vivência do nosso sacerdócio" – sublinha o bispo de Leiria.

No mesmo dia 13, como já foi anunciado, às 21.30 horas, na igreja de São Pedro, em Leiria, será inaugurada a exposição "Paulo, Apóstolo", organizada pelo Departamento Diocesano do Património Cultural.

Carta de D. António Marto aos sacerdotes sobre o Ano Sacerdotal

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top